A Vale lançou um novo canal de comunicação, o podcast. Trata-se de uma forma de
transmissão de arquivos multimídia na internet, uma espécie de rádio digital
direcionada a assuntos específicos. A partir de seus ativos e iniciativas, a
Vale quer conectar à sua experiência temas relevantes para a sociedade -
sustentabilidade, inovação, recursos humanos, negócios etc. Com isso, a
mineradora pretende ampliar a comunicação com seus diversos públicos.
"Na busca por novas soluções
em comunicação pensamos em uma ferramenta de fácil acesso para todos os
públicos. Hoje ouve-se um podcast em qualquer dispositivo, como celular, tablet
ou desktop. Assim, as pessoas que têm interesse em assuntos que são do universo
da Vale poderão nos ouvir na hora em que quiserem", explica Mônica
Ferreira, gerente geral de Relacionamento com a Imprensa e Mídias Digitais da
Vale.
Os primeiros quatro episódios
podem ser acessados no endereço www.vale.com/podcast. Além de ter acesso pelo site da Vale, em
breve o usuário também poderá baixar gratuitamente os conteúdos no celular por
meio das lojas da Apple e do Google Play. No site também é possível cadastrar o
e-mail no campo "alerta de podcast" para receber atualizações de
maneira simples e rápida. O conteúdo será replicado nas redes sociais da
empresa, como Facebook e LinkedIn, e também estará presente na Sala de Imprensa
Online (www.vale.com/saladeimprensa) e nos releases distribuídos à imprensa.
A produção dos podcasts é feita
por profissionais de comunicação da Vale, seguindo uma linha editorial mais
jornalística e menos institucional. "Estamos refinando o olhar para temas
mais abrangentes e relevantes e, a partir daí, inserimos de forma sutil a
experiência da Vale. Nas entrevistas, por exemplo, teremos convidados externos
para nos ajudar a contar essas histórias. É o caso do professor Sérgio
Besserman, economista e ecologista, que inaugura os primeiros episódios
tratando de um tema urgente, o das mudanças climáticas", explica Mônica
Ferreira.
"Fiquei muito feliz em falar
sobre sustentabilidade neste projeto. A iniciativa mostra o comprometimento da
Vale com valores muito importantes e disponibiliza para todos os brasileiros o
que há de mais importante para o desenvolvimento do Brasil: conhecimento. E o
faz de forma amigável, simples e de excelência", reforça Sérgio Besserman,
que também é professor de economia da PUC.
Em linhas gerais, os conteúdos
terão dois formatos: notícia e entrevista. Serão episódios curtos, seguindo uma
comunicação mais dinâmica e informal, em que os podcasters terão um papel de
contadores de histórias com a participação de entrevistados que ajudarão a
construir a notícia. "Não montamos um superestúdio nem teremos microfones
profissionais. O objetivo da nossa comunicação é ser simples, objetiva e
próxima. Esperamos que as pessoas gostem e até nos sugiram pautas", conclui Mônica.