Concerto do Coro Carlos Gomes celebra a Páscoa

Coro Carlos Gomes abril de 2015 Foto Marcos Andre Costa - Ascom-IECG
 Para celebrar a Páscoa, o Coro Carlos Gomes promoverá dois concertos gratuitos de música sacra nos dias 12 e 19 de abril, às 20h. As apresentações serão gratuitas e terão como palco a Igreja de Santo Alexandre, na Cidade Velha, e a paróquia de Nossa Senhora Aparecida, no bairro da Pedreira, em Belém.

A maestrina cubana Maria Antonia Jiménez, regente do Coro, conta que há 18 anos o grupo realiza o concerto em comemoração à Semana Santa. "A novidade é que este ano o mesmo concerto também será apresentado em uma paróquia na Pedreira, para que pessoas de outros bairros possam prestigiar o evento e conhecer o repertório erudito", explicou a regente.

No repertório, haverá músicas sacras do período da Renascença escritas por William Byrd, Thomas Tallis, Gregorio Allegri e ainda composições de artistas brasileiros como José Mauricio Nunes Garcia, que este ano completaria 250 anos, e o maestro carioca Ernani Aguiar.

Na segunda parte do espetáculo, o concerto terá a participação da orquestra de cordas do Instituto Estadual Carlos Gomes e do pianista Paulo José Campos de Melo, que executarão duas Missas Brevis, "Missa Brevis Sancti Joannis de Deo" (Joseph Haydn) e “Missa Brevis em Si bemol Maior” (W. A. Mozart).

As Missas terão como solistas a cantora lírica Ione Carvalho, que fará o solo do Benedictus na missa de Haydn, e um quarteto de vozes formado por Lanna Bastos (soprano), Emanuele Monteiro (mezzo-soprano), Alexsandro Brito (tenor) e Eduardo Nascimento (barítono).

A regência é de Maria Antonia Jiménez, que há 22 anos criou o Coro Carlos Gomes e atualmente é sua regente titular. "Num momento tão difícil como o que estamos vivendo, sob todos os pontos de vista, programações como essa ajudam a trazer às pessoas um momento de paz e de harmonia com Deus na Semana Santa", finalizou a maestrina.

Coro Carlos Gomes - Formado em abril de 1995 pela maestrina cubana Maria Antonia Jiménez, que também é professora do IECG, desenvolve um intenso trabalho de disseminação da música coral erudita e brasileira. Possui três CDs gravados. Em 2010, surpreendeu o público com a estreia mundial e registro fonográfico da “Missa Amazônica em Homenagem à Virgem de Nazaré”. Seu repertorio é eclético, abrangendo todos os estilos da música coral erudita tanto a capela quanto sinfônico coral, incluindo também música popular, folclórica e contemporânea. 

Maria Antônia Jiménez – Natural de Santiago (Cuba), a maestrina é formada em regência coral pelo Conservatório Estatal de São Petersburgo “Rimsky Kórsakov” na Russia, onde concluiu o mestrado.


Serviço: Coro Carlos Gomes - ‘Concerto de Música Sacra’. Dia 12 de abril (quarta-feira), às 20h, na Igreja de Santo Alexandre (Praça Frei Caetano Brandão, s/n). Dia 19 de abril (quarta-feira), às 20h, na Paróquia de Nossa Senhora da Conceição Aparecida (Avenida Pedro Miranda, 1566 – Pedreira). Entrada franca nos dois dias.