Semob monta esquema especial de trânsito para as programações da Semana Santa

 
Foto: Agência Belém
 As programações preparadas pela Igreja Católica para celebrar Semana Santa terão início já na noite desta quarta-feira, 12. A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) elaborou um esquema operacional exclusivo para prestar apoio às procissões e garantir fluidez e segurança no trânsito.

A Semob dará apoio à Procissão da Fuga do Senhor, que ocorre a partir das 19h desta quarta-feira, com seis agentes de trânsito, duas viaturas e duas motocicletas. A procissão partirá da Catedral Metropolitana de Belém, no bairro da Cidade Velha, e seguirá pela rua Padre Champagnat, rua Doutor Assis, avenida Almirante Tamandaré, rua Gama Abreu e avenida Nazaré, chegando  até a Basílica Santuário de Nazaré.

Na manhã da sexta-feira, 14, quatro agentes em duas viaturas e duas motos estarão dando apoio à Procissão de Nosso Senhor dos Passos. A procissão terá início às 7h saindo da Basílica de Nazaré e seguindo pela avenida Nazaré, avenida Assis de Vasconcelos, rua Gaspar Viana, avenida Presidente Vargas, rua Senador Manoel Barata, travessa Padre Prudêncio, rua Gaspar Viana, travessa Frutuoso Guimarães, avenida Portugal e rua Padre Champagnat até a Catedral Metropolitana de Belém.

Neste mesmo dia, a partir das 8h, ocorrerá a Procissão de Nossa Senhora das Dores, saindo da Igreja São João Batista, no bairro da Cidade Velha, e seguindo pela travessa Joaquim Távora, rua Doutor Malcher, rua Padre Champagnat, rua Siqueira Mendes, travessa Dom Bosco, rua Doutor Assis, rua Capitão Pedro Albuquerque, rua Ângelo Custódio, Praça Felipe Patroni, avenida Portugal e rua 15 de Novembro até o Santuário de Nossa Senhora das Mercês.

Encerrando as procissões da Sexta-Feira Santa, a Catedral Metropolitana de Belém promove a Procissão do Senhor Morto, com início programado para as 18h. A procissão sairá da rua Doutor Assis, seguindo pela travessa Alenquer, rua Rodrigues dos Santos, travessa Joaquim Távora, rua Tomázia Perdigão e rua Padre Champagnat, retornando para a Catedral Metropolitana de Belém. Uma viatura com dois agentes e agentes em duas motocicletas estarão no local para organizar o trânsito durante o evento.


Em virtude dos eventos, as vias que compõem os trajetos de cada da procissão serão parcialmente interditadas, sendo liberadas tão logo os fiéis avancem nos itinerários. Deste modo, os motoristas de ônibus que trafegam pela área deverão obedecer às orientações dos agentes de trânsito.