Festival Noite Suja estreia no teatro Margarida Schivasappa



O Margarida Schivassapa recebe, nesta quarta-feira, 19, às 20h, um espetáculo diferente de tudo o que já passou pelo palco do teatro nos últimos anos. O 1º Festival Noite Suja reúne drags queen, queer e king paraenses em performances com danças e dublagem de músicas. O projeto artístico foi um dos contemplados no Edital Pauta Livre do Programa Seiva – Incentivo à Arte e à Cultura. A proposta é abrir espaço para novos trabalhos e incentivar a produção da arte drag em Belém. Um dos idealizadores do projeto é Matheus Aguiar. Ele informa que as drags que irão participar do Festival são chamadas de “demônias”. “O público nos deu esse nome, porque muitas drags usam renda na cara, chifres, fazem referências a seres mitológicos”, detalhou Matheus Aguiar.

E se engana quem pensa que só homens podem ser drags, as mulheres também ousam nas vestimentas. Totalmente sem parâmetros, elas podem se vestir de homens ou simplesmente qualquer coisa que não envolva gênero. O nome “Noite Suja” faz referência a uma peça chamada “Dois perdidos numa noite suja”, que retrata bem a identidade do movimento criado nas noites, nas festas realizadas para celebrar o universo único das drags.

“Nunca vi um evento como esse em Belém. Por isso, acho que o incentivo da Fundação Cultural do Pará é de extrema importância, é fortalecedor. Espero que muita gente venha prestigiar o Festival e veja que é possível você sair de sua casa com sua arte e ela ser valorizada”, comemora o produtor do evento.

O Festival Noite Suja é uma produção de Matheus Aguiar e Maruzo Costa. Tem a apresentação de Allan Jones (Flores Astrais). Ingressos para o evento podem ser adquiridos nas lojas Ná Figueredo da Estação das Docas - R$20,00 (Inteira) e R$10,00 (Meia).