Vigilantes recebem treinamento para cuidados com cães no campus



Nesta quarta-feira, 19, e na quinta-feira, 20 de abril, será realizado o primeiro treinamento dos vigilantes do Campus Universitário da UFPA, no bairro Guamá, em Belém, no âmbito do Projeto Victório, que tem por objetivo prover o controle populacional de cães e gatos errantes na Universidade, tendo em vista os maus-tratos ou desamparo a que esses animais estão expostos, além dos riscos de transmissão de doenças entre os próprios animais e a comunidade que transita na cidade universitária e no entorno.

O Projeto Victório é uma iniciativa da Administração Superior da UFPA, elaborado por uma comissão convidada para conceber e coordenar um conjunto de ações. A comissão tem como coordenador o professor doutor Leônidas Olegário e como coordenadora adjunta a professora doutora Cristina Vaz. O projeto conta, também, com uma equipe multidisciplinar e parcerias com diversas instituições, incluindo o Projeto Peludinhos da UFPA, o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Pará (CRMV-PA) e a Comissão de Defesa dos Direitos dos Animais da OAB.

Esse primeiro treinamento será realizado para duas turmas, uma no dia 19, e outra no dia 20, e constitui-se parte do conjunto das ações do Projeto Victório, enquadrando-se, de modo particular, na estratégia educativa de promoção de atenção à saúde pública e ao bem-estar animal dos cães errantes na UFPA.

Programação - O treinamento consta de apresentação do Projeto Victório e das ações implementadas, palestras sobre bem-estrar animal e guarda responsável, além de momento para troca de experiências, sugestões e dúvidas. Confira a programação completa aqui.