O setor de franquias, mesmo em
momentos turbulentos da economia, apresenta ano a ano crescimento bem acima da
flutuação do PIB. Porém com tantas opções no mercado, fica difícil saber quais
são, de fato, bons negócios, em que áreas é mais rentável investir e qual é o
modelo mais competitivo. Segundo Mário Meurer, gerente de operações de
franquias da Mestre-Cervejeiro.com, maior rede de lojas de cervejas artesanais
no país, tudo depende de diversos fatores, que vão de aspectos relacionados à
marca ao perfil do próprio franqueado.
“O sucesso do trabalho com
franquias depende de questões como: a consolidação da marca no mercado, ações
de marketing em rede, o acompanhamento remoto e em campo do desempenho das
unidades, treinamentos, negociações estratégicas, além do tino empreendedor do
próprio franqueado. Por isso, a seleção que a rede faz daqueles que estarão à
frente de cada unidade é um aspecto muito importante do plano de expansão”,
afirma Meurer.
Para ajudar a esclarecer algumas
dúvidas comuns sobre o setor de franchising, o consultor dá algumas dicas:
Investir numa franquia é sempre
sinônimo de sucesso
O sucesso, como em outros
negócios, vai depender do envolvimento do franqueado com a loja, com o produto
que está sendo comercializado, com os clientes, etc. A franqueadora deve
oferecer todo o suporte necessário para o bom andamento do negócio, cabendo ao
franqueado seguir o padrão estabelecido. No caso da Mestre-Cervejeiro.com, além
do suporte em todos os aspectos do dia-a-dia da loja, como em atendimento,
desempenho, divulgação local e administrativo, são feitos investimentos em
campanhas de rede visando a consolidação da marca, na oferta de treinamentos,
desenvolvimento de produtos exclusivos e negociações especiais junto a
fornecedores estratégicos. Mas para tudo isso gerar bons resultados, é
fundamental haver sinergia na relação entre franqueadora e franqueado. Daí o
rigor, mencionado por Meurer, no processo de seleção de franqueados.
O franqueado não pode opinar
sobre os processos de operação da franquia
Cada vez mais as franquias estão
entendendo que aproveitar as experiências dos franqueados ajuda a melhorar o
sistema operacional como um todo. Naturalmente, quem opta por investir em uma
franquia faz essa escolha para tirar proveito do know-how já adquirido por uma
marca consolidada no mercado e que já tem seu público fiel - aquele que procura
pelos produtos ou serviços que só aquela marca oferece, estando em São Paulo ou
em Cuiabá. Contudo, o mercado está em constante evolução e as experiências
acumuladas por cada unidade ajudam a definir as estratégias futuras da rede
como um todo.
Vou trabalhar menos
Se quer se tornar um empreendedor
franqueado, é preciso saber, em primeiro lugar, que o sucesso da sua loja
depende apenas de você. Adquirir uma franquia, contratar uma equipe de
funcionários e abrir mão da responsabilidade pelo desempenho do negócio é
colocar em grande risco seu investimento. O franqueado deve ser o administrador
do negócio, servir como exemplo ideal de funcionário durante o atendimento,
manter-se atento às necessidades cotidianas da empresa, enfim, deve sempre
estar presente com engajamento e pró-atividade.
Investir numa franquia de cerveja
é realizar o sonho de não ter que trabalhar, apenas me divertir enquanto ganho
dinheiro
Trabalhar com cerveja é uma
paixão e, de fato, pode ser muito prazeroso. Mas também exige seriedade,
dedicação e estudos constantes. As cervejas artesanais compõem um rico universo
gastronômico e cultural, e o franqueado de uma loja de cervejas será aquele que
traduzirá toda essa riqueza em uma experiência memorável para seus clientes,
fazendo com que eles queiram voltar sempre e ainda tragam outras pessoas para
compartilhar as novas descobertas. Desde os conhecimentos adquiridos nos
treinamentos até o cuidado na manutenção da loja, tudo isso exige dedicação.
Investir numa franquia é mais
caro do que em um negócio com modelo próprio
Com apenas uma fração do
investimento que uma empresa convencional teria que fazer para obter os mesmos
serviços, as franquias tem à disposição uma equipe de especialistas dedicados a
desenvolver novos produtos, gerenciar a marca e buscar negociações
estratégicas. Além disso, quem investe em franquias diminui muito o risco ao
"pular" todas as etapas iniciais de pesquisa de mercado e ajustes
necessários em novos empreendimentos, visto que a viabilidade do negócio já foi
estabelecida. No caso da Mestre-Cervejeiro.com, por exemplo, os franqueados têm
a segurança de investir em um negócio estabelecido no mercado, com know-how de
13 anos e toda uma estrutura de suporte em todas as áreas.
Franqueadoras só se preocupam em
expandir
Algumas franqueadoras têm sim
esse perfil, mas elas acabam tendo dificuldades em se consolidar no mercado.
Isso porque vender lojas sem se preocupar com o sucesso das suas unidades já em
operação pode comprometer o sucesso da rede como um todo. Ao investir em uma
franquia, é importante que o candidato procure saber se aquela rede consegue
manter suas franquias em operação no mercado. Vale lembrar que quase toda rede
tem uma pequena parcela das unidades sendo repassadas -- o que pode ser uma boa
oportunidade de investimento devido ao custo menor de aquisição --, porém redes
sérias se preocupam com a performance das lojas. A expansão da rede será
consequência do sucesso de suas unidades.