Banda Ultranova lança o álbum “Orion” no Margarida Schivasappa




A Fundação Cultural do Pará, por meio do Edital Pauta Livre do programa Seiva, promove nesta quarta-feira, 10, às 20h, no palco do Teatro Margarida Schivasappa, o lançamento do primeiro álbum da Banda Ultranova, “Orion”. O show será gravado em vídeo para futuro lançamento nas mídias sociais da banda e conta com a participação especial do Trio Manari. Os ingressos serão vendidos somente no local.

A banda paraense formada por Daniel Leite (guitarra), Thiago Albuquerque (piano/sintetizadores), Henrique Penna (bateria) e Príamo Brandão (baixo) que substituiu o baixista das primeiras gravações, Mario Neto, surgiu em 2012 com um som instrumental com fortes influências do rock progressivo setentista de bandas como Yes, King Crimson, ELP e Pink Floyd. Já dividiram o palco com Egberto Gismonti, Violeta de Outono, Ney Conceição e Hermeto Pascoal.

O guitarrista da banda, Daniel Leite, conta que “a ideia foi de se criar uma banda com sonoridade única, como uma marca registrada, sem fugir do estilo que nos identificávamos”. Foi então que ele e o primo Thiago Albuquerque (sintetizador/piano), convidaram outros dois músicos apaixonados pelo prog-rock para que finalmente pudessem fundar a banda, e assim ingressaram Henrique Penna (bateria) e Príamo Brandão (contrabaixo).

As primeiras músicas surgiram a partir de alguns temas e melodias do pianista e foram se desenvolvendo a partir da fusão das influências musicais de cada integrante, e essa mistura resultou em músicas instrumentais que remetem a uma atmosfera futurista/espacial, o que justifica o nome do quarteto, Ultranova.

Ao longo do tempo as músicas do grupo começaram a aparecer na programação de web-rádios especializadas no estilo progressivo ao redor do mundo e a sonoridade da banda acabou chamando a atenção da gravadora Rock Symphony (RJ) - que já lançou e distribuiu grandes nomes da cena de rock progressivo nacional e internacional, como Violeta de Outono, Focus, Le Orme, Nektar e Pendragon - que os convidou para lançar seu primeiro disco.

O convite da Rock Symphony abriu as portas para que a Ultranova também fizesse o lançamento europeu de seu álbum “Orion” pela Musea Records (França), selo que inclusive possui distribuição exclusiva da Discipline Global Mobile (King Crimson), Camel Productions (Camel) e Classic Rock Legends (Uriah Heep, Van der Graaf Generator e Genesis).

Agora a banda lança, em Belém, “Orion”, seu primeiro disco, que contém seis faixas instrumentais, todas gravadas e mixadas no StudioZ e Na Music. Segundo o guitarrista “as músicas do álbum trazem elementos progressivos que remetem o público a era de ouro do prog-rock de décadas passadas, com referências ao Yes, porém incorporando uma pegada bem moderna ao estilo que marcou época, principalmente pelos lançamentos progressivos da década de 70”.

Serviço:
Lançamento do Álbum Orion da banda Ultranova
No Teatro Margarida Schivasappa
Dia 10 de maio, às 20h.
Venda de ingressos no local a R$ 10,00
Realização: Fundação Cultural do Pará