Casa das Artes oferece oficina de Documentário de Arquivo


Estão abertas as inscrições para a Oficina de Documentário de Arquivo “Reverberações da Memória”, com o editor de imagem e som Gabriel Martinho, por meio do Laboratório de Produção Digital da Fundação Cultural do Pará (FCP). A oficina será ministrada nos dias 10, 12, 15, 17 e 19 de maio, de 14h às 18h, na Casa das Artes, localizada ao lado do Santuário da Basílica de Nazaré.

As inscrições no valor de R$ 20,00, para o preenchimento de 30 vagas, poderão ser efetuadas no endereço eletrônico https://goo.gl/5wYCiS até o dia 4 de maio. A oficina é voltada para realizadores do audiovisual, estudantes de cinema e de outras áreas afins, como artes visuais, jornalismo, antropologia, entre outras, e tem como objetivo principal proporcionar um espaço de reflexão crítica e aprendizagem das práticas de utilização do som na produção documental de arquivo contemporâneo.

Segundo o instrutor Gabriel Martinho, a oficina apresentará um universo de filmes realizados fundamentalmente na ilha de edição, em que o desenho de som atua de forma determinante sobre as imagens, imprimindo outros sentidos e, inclusive, ruídos. “A intenção é estimular os participantes a evocar uma memória sonora, dos fatos às lembranças pessoais, para transformá-la em um vídeo-reciclagem”, comenta. A oficina terá como proposta uma dinâmica que transita entre a teoria e a prática fílmica, para reforçar a assimilação dos conteúdos apresentados em forma de três módulos: palavra, ruído e janelas.

O instrutor Gabriel Martinho trabalha no mercado audiovisual como editor de imagem e som, e atualmente tem participado de processos de criação coletiva no Brasil e na Argentina na área de cinema, rádio e educação popular. É formado em Comunicação Social pela Facha-RJ, com mestrado em Cinema Documentário pela Fundación Universidad del Cine (FUC) em Buenos Aires, onde também atuou como professor auxiliar.

Serviço:
Oficina de Documentário de Arquivo “Reverberações da Memória”
Dias: 10, 12, 15, 17 e 19 de maio, de 14h às 18h
Local: Casa das Artes (Praça Justo Chermont, 236 – Nazaré)
Incrições no valor de R$ 20,00, no endeço eletrônico https://goo.gl/5wYCiS até o dia 4 de maio.
Informações: 3323-0397