Concerto revive clássicos da época de ouro do jazz


Glenn Miller

As canções da época de ouro do jazz nos Estados Unidos, durante as décadas de 1930 e 1940, integram o repertório que será apresentado pela Amazônia Jazz Band em concerto nesta terça-feira 23, às 20h, no Theatro da Paz, com regência do maestro Nelson Neves. É uma homenagem ao período em que as chamadas “big bands” faziam a trilha sonora de noites glamorosas. A entrada é gratuita e os ingressos podem ser retirados na bilheteria do teatro, no dia do evento.

De acordo com o maestro, o período ficou conhecido como a “Era do Swing” que, aliás, é um ritmo dentro do jazz marcadamente melódico, e tradicional do sul norte-americano. Foram os negros os primeiros a fazer experimentações sonoras para alcançar tal feito na história da música.

“A Amazônia Jazz Band carrega em sua essência essa marca das big bands dessa época de ouro. São músicas que não têm prazo de validade, então neste concerto vamos homenagear o que mais amamos fazer. A sonoridade dessas canções é ímpar e chama atenção por conta do clarinete em contraste com o sax tenor, dobradinha que fez muito sucesso no pós-segunda guerra”, explica Nelson Neves.

O maestro destaca outra marca das músicas desa época, a surdina, recurso colocado nos instrumentos de sopro com o qual se buscava imitar a voz humana nas improvisações. “Isso foi inventado pelos negros e dá um ar mais alegre, dançante às músicas, e tornou-se uma marca registrada no inicio do século XX. O público, inclusive, pode até dançar no teatro, porque vai ser difícil ficar parado na cadeira”, desafia.

O trompetista Glenn Miller, considerado um dos maiores líderes de big bands, e o clarinetista Benny Goodman, conhecido como o "Rei do Swing", serão lembrados no espetáculo com as canções "In The Mood" e "Sing, sing, sing", respectivamente, consideradas os maiores hits da época.


Serviço: Amazônia Jazz Band - Concerto "Era do Swing". Dia 23 (terça-feira), às 20h, no Theatro da Paz. Os ingressos são gratuitos e ser retirados a partir das 9h na bilheteria do teatro, no dia do evento. Informações: 4009-8766.