Pará tem cidade reconhecida por situação de emergência



Mais cinco municípios de Amazonas, Bahia e Pará tiveram situação de emergência reconhecida pelo Ministério da Integração Nacional nesta terça-feira (23). A cidade de Prainha, no Pará, foi afetada por enxurradas. A medida vai permitir que as prefeituras possam solicitar o apoio do Governo Federal para ações complementares de socorro, assistência, restabelecimento de serviços essenciais e recuperação das áreas danificadas por desastres naturais. A portaria foi publicada no Diário Oficial da União de hoje e tem vigência por 180 dias.

Dentre os municípios contemplados pela medida estão: Coari, Santo Antônio do Içá e São Paulo de Olivença, no Amazonas, que tiveram a situação de emergência decretada em decorrência das inundações.  E Monte Santo, na Bahia, sofre os efeitos da seca prolongada.

Auxílio emergencial - Para obter apoio material e financeiro da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), os municípios devem apresentar um Plano Detalhado de Resposta (PDR), contendo informações sobre os danos causados pelas ocorrências, por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID). Após análise técnica por equipes da Sedec, o Ministério define as medidas de apoio federal a serem disponibilizadas.