As vendas pela internet no
período do Dia das Mães devem movimentar R$ 1,7 bilhão, o que representa
crescimento de 7% em relação a 2016, de acordo com o Ebit, empresa de
informações do comércio eletrônico. Para
orientar o empreendedor interessado em vender seus produtos on-line ou melhorar
a gestão de seu negócio virtual, o Sebrae dispõe de diversas informações em seu
Portal (http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae).
São conteúdos sobre mercado,
legislação, inovação, tecnologia, mídias sociais, entre outros. Isso porque,
para investir em comércio virtual, é necessário conhecer o panorama do setor,
saber qual é o perfil das empresas e dos consumidores, bem como o escolher bem
o nicho que será atendido. Há também diversas dicas para e-commerce no Portal.
“É uma área bastante promissora, com real possibilidade de crescimento. E o
Sebrae o ferece todo apoio aos micro e pequenos empresários interessados em
atuar no mundo digital”, afirma o presidente do Sebrae, Guilherme Afif
Domingos.
Foi apostando nessa estratégia de
vendas que o empresário Maurício Meireles, dono do Atacadão Melhor Preço, de
Vitória, procurou a unidade do Sebrae no Espírito Santo. “Por meio do Sebrae,
onde fiz um curso sobre comércio virtual, comecei a ficar antenado nessa
tendência. Depois, participei de um evento sobre o tema, nos EUA, o NRF
(National Retail Federation), o maior do setor de comércio varejista do mundo.
Percebi que todos os meios de comércio usando o e-commerce. Por isso,
precisamos estudar muito sobre esse assunto e fazer investimentos”, diz
Meireles.
Depois dessas experiências, o
comerciante decidiu expandir para a internet os negócios da loja física, que
vende desde material de limpeza até eletroeletrônicos. Ele diz que a sua loja
virtual já está em fase de finalização, mas que, por enquanto, usa plataformas
de marketplace para vender diversos produtos, como utilidades domésticas em
geral, enfeites, comésticos e bomboniere, entre outros. E ele tem uma boa expectativa de aumento das
vendas: projeta um crescimento de 12% nos negócios em 2017.
Quem investe em canais de compra
on-line deve dar bastante importância à organização e ao planejamento
antecipado para garantir estoque suficiente para atender aos pedidos. É
importante que o empresário que deseja atuar ou que já atua no comércio
eletrônico se prepare para atender aos eventuais aumentos de demanda ocasionado
pelas datas comemorativas.
Cuidado nos parques e praças
Final de semana é sinônimo de
parques lotados de famílias. Cenário perfeito? Para alguns não. Em alguns
parques, oportunistas aproveitaram os momentos de distração para furtar
objetos, dinheiro e celulares. Marcos Roberto Araújo, especialista em segurança
do GRUPO GR, comenta que sobre esses crimes pontuais. “Normalmente são menores
de idade e pequenos infratores. Mas o problema é que alguns estão de posse de
objetos cortantes e podem ferir as pessoas. O ideal nesses locais é levar o
mínimo possível e não deixar a mostra bolsas, celulares e objetos que chamem a
atenção desses delinquentes”. O especialista separou algumas dicas de segurança
para toda a população se prevenir.
- Evite andar por ruas, calçadões
e praças mal iluminadas ou em horário muito avançado, principalmente em locais
desconhecidos, pois estes são os pontos preferidos pelos meliantes que se
aproveitam das condições para atacar suas vítimas.
- Caso precise pedir informações,
procure alguém autorizado ou dirija-se a um balcão de informações.
- Não peça ajuda ou informações
para pessoas estranhas, procure se informar sobre o local visitado com gente de
confiança (recepção dos hotéis ou dono do imóvel locado) antes de sair.
- Não reaja durante um assalto.
Mantenha-se calmo(a), por mais difícil que possa ser.
- Lembre-se de que o assaltante
está atrás do dinheiro ou pertence de valor e costuma atirar somente quando
fica assustado ou acuado, principalmente diante de uma reação da vítima.
- Nunca demonstre que está
procurando um endereço. Bandidos se aproveitam de quem está perdido ou
desatento.
- Não use bolsos traseiros para
carregar carteira ou dinheiro.
- Previna-se contra a ação dos
marginais não ostentando objetos de valor como relógios, joias, pulseiras,
celulares, tablets, colares, etc.
- Evite transitar por locais mal
iluminados.
- Se sentir que está sendo
seguido, entre em algum estabelecimento comercial ou atravesse a rua.
- Não saia com grandes quantias
de dinheiro ou cartões de crédito se não houver necessidade.
- Não abra a carteira ou a bolsa
na frente de estranhos.
- Cuidado com bolsas ou mochilas
transparentes, pois o marginal vai perceber que você leva documentos, dinheiro,
aparelho celular, etc.
Sobre o GRUPO GR
O GRUPO GR é hoje uma das
empresas mais consolidadas no setor de segurança privada e terceirização de
serviços. Com 24 anos de atuação e presente em 12 Estados, o GRUPO GR tem um
sistema rigoroso de treinamento (teórico, físico e comportamental) que envolve
técnicas de aperfeiçoamento operacional, postura e comportamento, modernos
conceitos, treinamento nas áreas de segurança, portaria, recepção e limpeza.
Seu principal objetivo está em
oferecer soluções customizadas e integradas que aumentem a produtividade e
reduzam custos. A empresa promove a capacitação e a reciclagem permanente de
seus funcionários, também instruídos através de simulações variadas para solucionar
uma tentativa de assalto ou invasão, situações atípicas como ocorrências e
possíveis falhas na segurança (equipamentos e fator humano) e procedimentos em
casos de emergência.
Além disso, conta também com
serviços de Segurança Eletrônica, sempre atenta às novas tecnologias de
prevenção e proteção de pessoas e patrimônios.
Com mais de 1.100 clientes ativos
e milhares de colaboradores, o GRUPO GR é referência em seu setor de atuação,
atendendo com eficácia condomínios (residenciais e comerciais), indústrias,
hospitais, shopping centers, instituições de ensino, sites logísticos, redes de
lojas, construtoras, facilities e empresas de diversos portes e segmentos.
Em 2015, o GRUPO GR conquistou o
Top of Mind de RH e, em 2016, conquistou a Certificação de MELHORES EMPRESAS EM
SATISFAÇÃO DO CLIENTE.