Enem 2017: Alunos do cursinho Pré-Vestibular Municipal se inscrevem para exame





O prazo para as inscrições no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017 encerra nesta sexta-feira, 19, às 23h59 (horário de Brasília). A estudante do cursinho Pré-Vestibular Municipal, Caren Layssa, 17, preferiu não deixar para se inscrever na última hora e, assim como ela, dezenas de estudantes do cursinho também aproveitaram a véspera do prazo para garantir seu cadastro.

A sala de informática do Pré-Vestibular foi um dos espaços utilizados pelos estudantes para realizar a inscrição. “Optei em fazer meu cadastro aqui no cursinho no caso de ter alguma dúvida, já que aqui tenho os professores me auxiliando”, contou Caren antes de concluir com sucesso o cadastro.

Os quase 600 alunos que estudam no cursinho Pré-Vestibular já estão inscritos no processo como afirma o professor e coordenador, Leônidas Aquiles. “Alguns desses alunos realizaram a inscrição em casa, ou mesmo aqui no cursinho, onde disponibilizamos os computadores da sala de informática e oferecemos o apoio para aqueles que ainda têm dúvidas”, explicou o coordenador.

Caren Layssa já teve o primeiro contato com o Enem quando cursava o ensino médio, mas com as aulas no cursinho municipal, ela avalia que está sendo mais preparada para enfrentar as questões do exame nesse ano. “Minha rotina está totalmente voltada para os estudos. E o fato de me ver entre os 600 alunos que conquistaram uma vaga no cursinho, já me sinto vitoriosa e determinada em passar no vestibular. Eu vou seguir firme e forte nos estudos, tendo todo o carinho e dedicação dos professores”, disse a jovem.

Esse ano, o Enem tem algumas mudanças no ato da inscrição, dentre elas a taxa de isenção, que terão direito os estudantes que estão terminando o terceiro ano do ensino médio em escola pública, estudantes de família com renda per capita de até um salário mínimo e meio que tenham concluído o ensino médio em escola particular, mas com ajuda de bolsa integral, e os candidatos de baixa renda inscritos em programas sociais do Governo. “Essa é a função da coordenação do cursinho, auxiliá-los em sala de aula sobre as normas da inscrição e no ato dela. Ou seja, a coordenação se informa para poder transmitir isso para os alunos”, informou Aquiles.

Para o estudante Gabriel Pinheiro, 21, a expectativa para o momento da prova é grande, principalmente por dividir a rotina de estudos com as aulas de judô. “Meu maior sonho é cursar Medicina, e estou me preparando para isso. Apesar de me dividir nessas duas missões, eu procuro recuperar estudando em casa e tirando dúvidas com os professores nos grupos de estudos que montamos. Minha família tá comigo nesse desafio e o cursinho tem sido fundamental pra conquistar esse sonho”, assegurou Gabriel.

Aqueles que já fizeram a inscrição têm até o fim do prazo para fazer alguma alteração no cadastro, como por exemplo, a cidade em que deseja fazer as provas.

Até a noite de ontem, 17, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 4,8 milhões de estudantes haviam concluído a inscrição em todo o Brasil. As provas serão aplicadas em dois domingos consecutivos, nos dias 5 e 12 de novembro.


O resultado das provas poderá ser usado em processos seletivos para vagas no ensino público superior, pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), para bolsas de estudo em instituições privadas, pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) e para obter financiamento pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).