Evento debate em Belém o combate ao analfabetismo digital e a segurança na internet





Belém sedia à partir desta segunda-feira 15 até sexta-feira 19, o XXV Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos, evento promovido pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e pelo Laboratório de Rede de Computadores (LARC), coordenado pela Faculdade de Computação e Faculdade de Engenharia de Computação e Telecomunicações da Universidade Federal do Pará (UFPA). O evento, que é realizado das 8h30 às 18h, no hotel Princesa Louçã, é considerado um dos maiores da América Latina na área de redes. Na programação haverá debate e busca de soluções alternativas de combate ao analfabetismo digital na Amazônia e a segurança de dados na internet.

É a segunda vez que o SBRC é realizado em Belém. A edição 2017 traz palestrantes tanto nacionais quanto internacionais como a brasileira naturalizada na França, Renata Teixeira, pesquisadora do Institut National de Recherche en Informatique et en Automatique, que abordará o tema medição em rede, e o paquistanês Zubair Shafiq, especialista em segurança em rede.

No âmbito nacional, há a participação do Prof. Dr. Antônio Loureiro, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que falará sobre computação urbana, e do também Prof. Dr. Mário Gerla, da Universidade da Califórnia (UCLA), pesquisador reconhecido na área de redes autônomas e veículos não tripulados. A edição 2017 terá ao todo 6 minicursos, 10 workshops, entre eles, o WRNP, e 3 tutoriais.

Outra atração no simpósio será o Salão de Ferramenta com apresentação de resultados práticos de pesquisas desenvolvidas na área em todo o país.