Fundação realiza oficina voltada para autopercepção da voz



A Fundação Cultural do Pará promove, na Casa das Artes, a oficina “Corpo e Voz” com as cantoras e musicistas da cena autoral independente Thalia Sarmanho e Lariza Xavier. O curso é destinado para atores, bailarinos profissionais da voz de modo geral e será realizado entre os dias 15 e 26 de maio, de 15 às 17h. São 20 vagas e as inscrições são gratuitas e podem ser feitas na Casa das Artes e no Curro Velho. As aulas serão nos dias 15, 17, 19, 22, 24 e 26 de maio.

O objetivo da oficina é desenvolver nos alunos uma autopercepção de corpo, mente e voz, trabalhando os processos básicos de preparação vocal e aquecimento corporal com atenção à postura e à respiração. “Para estimular a criatividade, liberar tensões e gerar interação, na metodologia da oficina estão inseridas dinâmicas em que os alunos cantem ao invés de falar e criem músicas com instrumentos percussivos, sons do ambiente e os que eles próprios possam produzir”, como explica Thales Branche, técnico em gestão cultural da FCP e responsável pela oficina.

Thalia Sarmanho e Lariza Xavier são estudantes do curso técnico de Canto Popular da Escola de Música da UFPA, as duas são cantoras/musicistas da cena autoral independente. Lariza Xavier, 21, é uma cantora e compositora marabaense que iniciou sua carreira no final de 2015 com a participação na 1ª Virada Cultural de Belém.

Ana Thalia Sarmanho começou sua carreira artística com 15 anos, em 2012, ao ingressar no ministério de música Amar e Servir e no mesmo ano cantou em diversos eventos particulares. Em 2013 e 2014 atuou e organizou diversos Saraus Culturais em sua escola. "A experiência com a professora de Canto Popular Joelma Bezerra da Silva é a grande fonte dos nossos estudos para desenvolver essa oficina nas áreas do aquecimento corporal e vocal e no estudo do som no corpo”.

Ela ressalta que algumas ideias de dinâmicas as instrutoras organizaram juntas. “Outras descobrimos que já são desenvolvidas, como por exemplo, a proposta de experimentos sonoros”, comenta.

Lariza Xavier, também instrutora da oficina, informa que serão realizados exercícios corporais e vocais. “Faremos alongamentos, exercícios para aquecimento corporal e das pregas vocais e desaquecimento”. Ela reforça sobre os cuidados que os alunos devem ter com a voz. “Falaremos sobre simples hábitos para preservar a voz e exibiremos vídeos. Dividiremos a turma em grupos para comporem uma música”, finaliza.

Serviço:
Oficina Corpo e Voz na Casa das Artes
Instrutoras: Lariza Xavier e Thalia Sarmanho
Inscrições presenciais na Casa das Artes e no Curro Velho (Podem ser feitas no dia se houver vaga)
Dias 15, 17, 19, 22, 24 e 26 de maio
Horário: 15 às 17h.
Informações: 3323-0350/ 0051