Governo anuncia organizadora do concurso público da Susipe



O Instituto AOCP foi o vencedor do processo de licitação de concorrência pública (do tipo técnica e preço) realizado para a escolha da banca organizadora responsável pelo planejamento e execução do concurso público da Superintendência do Sistema Penitenciário (Susipe). A inforrmação foi divulgada no Diário Oficial do Estado pela Secretaria de Estado de Administração (Sead).

No total, quatro organizadoras se habilitaram à concorrência. “O processo foi dividido em três fases. A primeira foi de habilitação, para verificação da documentação das empresas, onde apenas duas, das quatro que concorreram, foram classificadas - as demais não tinham toda a documentação exigida. Em seguida veio a fase da proposta técnica e análise, na qual só a AOCP foi classificada, passando à terceira e última etapa, da proposta de preço, sendo também classificada e, por fim, escolhida para ser a organizadora”, explicou o coronel Alan Guimarães, da Diretoria de Licitação, Contratos e Convênios (DLCC) da Susipe e membro da Comissão Especial de Licitação do Concurso .

Este será o segundo concurso público da Susipe para agentes prisionais e com vagas também para cargos administrativos (nível médio) e técnicos em gestão penitenciária (nível superior). Serão 202 para nível superior, divididas da seguinte forma: quatro para o curso de Administração; sete para Ciências Contábeis; uma para Biblioteconomia; quatro para Estatística; 54 para Serviço Social; 23 para Enfermagem; três para Médico Psiquiatra; 19 para Medicina; 10 para Odontologia; 14 para Pedagogia; 44 para Psicologia; três para Biomedicina; três para Arquitetura; quatro para Engenharia Civil; duas para Engenharia Elétrica; duas para Engenheiro de Segurança do Trabalho e cinco para Técnico em Gestão de Informática.

Para nível médio serão disponibilizadas 767 vagas, sendo 107 para assistente administrativo; 12 para assistente de informática; 143 para técnico em enfermagem; cinco para eletricista e 500 para agente prisional.

A organizadora escolhida vai publicar o edital do certame e ficará responsável pela elaboração, impressão e aplicação das provas, previstas ainda para este ano. “Após a assinatura do contrato entre a AOCP e o governo do Estado, será formada uma equipe com servidores da Susipe, da Sead e da empresa para formulação do edital do concurso, que deverá ser publicado ainda no primeiro semestre de 2017”, informou o coronel Alan Guimarães.

A Lei n° 8.322, que moderniza e reestrutura a Susipe, foi publicada em dezembro de 2015 no Diário Oficial do Estado. A elaboração da lei foi iniciada ainda no ano de 2011, com a finalidade de modernizar o sistema penitenciário para as condições atuais, já que a lei anterior, de 2004, não abrangia as mudanças ocorridas ao longo dos anos. O texto original, ainda na forma do Projeto de Lei nº 272/ 15, apresentado à Assembleia Legislativa, foi aprovado, por unanimidade, pelos 31 deputados estaduais. Com a nova lei, após o concurso, todos os agentes prisionais no Pará terão porte de arma e passarão a ser responsáveis pela segurança das unidades prisionais do Estado.

“Este concurso está sendo esperado há muito tempo e a importância dele está atrelada principalmente a uma segurança jurídica nos quadros funcionais de servidores da Susipe, tendo em vista que a ausência de cargos públicos efetivos não preenchidos, principalmente para agente prisional, gera a necessidade de contratação temporária e uma rotatividade excessiva de servidores. O concurso vem justamente com o intuito de preencher essa lacuna. Além disso, as normas constitucionais impõem que os cargos públicos devem ser preenchidos por servidores efetivos, concursados e comissionados”, destacou Saidy dos Santos, da Diretoria de Gestão de pessoas (DGP) e também membro da comissão especial de licitação do concurso.

Seleção –  O concurso público será constituído de duas fases, observadas as peculiaridades do cargo a que cada candidato concorre. A primeira fase será composta das seguintes etapas: prova objetiva e discursiva, de caráter eliminatório e classificatório; avaliação psicológica, de caráter eliminatório; exame médico, de caráter eliminatório; prova de aptidão física, de caráter eliminatório; investigação para verificação de antecedentes pessoais, de caráter eliminatório, e avaliação de títulos, de caráter classificatório, para os cargos de nível superior, sendo, porém, facultada a sua exigência.

A segunda fase será a etapa referente à realização do curso de formação profissional, no Instituto de Ensino e Segurança do Pará (Iesp), com carga horária mínima prevista de 400 horas, de caráter eliminatório e classificatório. Será considerado aprovado no concurso público, após a realização da primeira fase, o candidato que atender aos requisitos de carga horária, frequência e nota mínima exigidos no Curso de Formação Profissional.