Hoje é o dia da Mata Atlântica

Baía de Antonina - vista da Serra do Mar 

No dia 27 de maio é celebrado o Dia da Mata Atlântica, bioma que ocupa o leste, sudeste e sul do Brasil, além de algumas regiões fora do território brasileiro. Conhecida por ser um dos locais mais ricos em espécies de flora e fauna no mundo, a Mata Atlântica é também um dos territórios mais degradados, principalmente pela exploração predatória dos recursos naturais.

Diversidade da espécie está ameaçada

De acordo com a pesquisa do Botanical Gardens Conservation International (BGCI) divulgada recentemente, o Brasil é o país com o maior número de espécies de árvores do mundo, o que faz da Mata Atlântica o bioma com a flora mais rica, mas que luta para permanecer com essa biodiversidade.

Dominante na costa brasileira, a Mata Atlântica sempre sofreu com o desmatamento, desde a época dos grandes ciclos econômicos, como do ouro, café e cana-de-açúcar, até os dias de hoje. A consequência dessa exploração excessiva é a quantidade de espécies que já entraram em extinção no bioma, que possui apenas 12,5% do seu território original.

Ano do Mico-leão-dourado: redução de áreas naturais quase levou espécie à extinção

O ano de 2017 foi definido como o ano de uma das espécies que mais sofreu com a devastação da Mata Atlântica: o mico-leão-dourado. Os primatas de cerca de 60 centímetros de altura quase entraram em extinção por causa da perda do seu habitat e viraram símbolo da luta pela conservação da diversidade biológica. Apesar da ameaça de extinção, a espécie de mico ainda sobrevive, nas poucas florestas que restaram, localizadas em alguns municípios da região costeira do estado do Rio de Janeiro.


*Cecília Kierulff e Marcia Marques fazem parte da Rede de Especialistas de Conservação da Natureza, uma reunião de profissionais, de referência nacional e internacional, que atuam em áreas relacionadas à proteção da biodiversidade e assuntos correlatos, com o objetivo de estimular a divulgação de posicionamentos em defesa da conservação da natureza brasileira. A Rede foi constituída em 2014, por iniciativa da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza.