Hospital Regional implanta serviço de urgência em AVC



A partir de agora, o paciente diagnosticado com suspeita de Acidente Vascular Cerebral (AVC) pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) deverá ser encaminhado diretamente ao serviço de Urgência e Emergência em AVC, recentemente implantado no Hospital Regional Público do Leste (HRPL), em Paragominas, no nordeste paraense, que somente em 2016 atendeu 247 casos do gênero. No primeiro trimestre deste ano, foram 63 atendimentos da doença, que é a segunda causa de morte e a principal de incapacidade em adultos no Brasil e no mundo.

De acordo com o neurocirurgião do hospital, Rodrigo Cunha, a assistência ágil é decisiva para reverter o quadro da doença, que acomete cerca de 16 milhões de pessoas no mundo, com maior  incidência na faixa acima de 55 anos, no entanto, ela também atinge pacientes jovens que apresentem alguns fatores de risco, entre eles, hipertensão arterial, fibrilação arterial, tabagismo, diabetes mellitus, sedentarismo e obesidade.

Antes da mudança do fluxo de atendimento ao paciente com AVC, inicialmente o doente era transferido para hospital ou Unidade de Pronto Atendimento (UPA) mais próximo, atrasando o diagnóstico e tratamento. As estatísticas do HRPL representam claramente a importância da assistência de alta complexidade para os habitantes dos 22 municípios da região. No primeiro trimestre de 2017, foram 4.249 atendimentos ambulatoriais, 733 internações e 937 atendimentos de emergência.

O diretor executivo do HRPL, Júlio Garcia, explica que a importância do atendimento integral da demanda dos usuários da área de abrangência do hospital está sendo levada aos gestores das localidades que integram a Região de Saúde Metropolitana III, que é regulada pelos municípios pactuados do 3°e 5° Centros Regionais de Saúde (CRS), por meio de reuniões periódicas.

A mais recente foi realizada no dia 27, em Capanema, e contou com cerca de 40 participantes. Na ocasião foi feita explanação sobre a implantação do serviço de urgência e emergência em vítimas de AVC. Ele destacou, ainda, a incidência e protocolo de atendimento ao AVC e, principalmente, sobre o fluxo do paciente para o HRPL.

“É muito importante essa interação para melhorar cada vez mais o fluxo de atendimento aos cerca de 800 mil habitantes dessa região e cumprir nosso papel de garantir um atendimento de qualidade, seguro e humanizado”, finalizou o gestor do HRPL.

A doença


Segundo o Portal Brasil, o AVC pode ser definido como o surgimento de um déficit neurológico súbito causado por um problema nos vasos sanguíneos do sistema nervoso central. Classicamente o AVC é dividido em 2 subtipos: AVC Isquêmico, que ocorre pela obstrução ou redução brusca do fluxo sanguíneo em uma artéria cerebral, causando falta de circulação no seu território vascular.

Já o AVC Hemorrágico é causado pela ruptura espontânea (não traumática) de um vaso, com extravasamento de sangue para o interior do cérebro.

Serviço:

O Hospital Regional do Leste fica na Rua Adelaide Bernardes, s/n, no bairro Nova Conquista, em Paragominas. Mais informações pelos telefones (91) 3739-1046 / 3739-1253 / 3739-1102.