Após pedido dos governos
estaduais da Amazônia Legal, o governo federal, por intermédio do Ministério do
Turismo, irá veicular na mídia nacional e internacional uma ampla campanha de
divulgação do potencial turístico da Amazônia, mostrando os principais pontos e
destinos de toda a região. O investimento em mídia será da ordem de R$ 20
milhões e começará a ser exibido nas telas e páginas de veículos do Brasil e do
mundo já a partir da próxima semana, tendo por mote “Descubra uma nova
Amazônia” e vai sugerir que se viva a região, conhecendo sua cultura, seus
sabores e a multiplicidade de “amazônias que existe na Amazônia”.
A apresentação das primeiras
peças da campanha foi feita nesta sexta-feira (05) durante o 14º Fórum de
Governadores da Amazônia Legal, realizado em Porto Velho, capital de Rondônia,
pelo ministro do Turismo, Marx Beltrão. “Queremos ajudar na possibilidade de
que o Brasil conheça mais o país e especialmente essa região que é tão
fundamental para todos. Por isso cumprimento os governadores pela união e
destacamos que esse esforço conjunto pela Amazônia é também nosso objetivo”,
destacou.
A campanha será veiculada em
televisão, rádio, jornais e revistas, além de aeroportos e ônibus em todo o
mundo, e também terá um forte reforço nas redes sociais. Contará, ainda, com
ações diretas em programas televisivos nacionais.
Ação coletiva - No início do ano,
durante o Fórum de Governadores da Amazônia Legal, em Macapá, surgiu a ideia de
solicitar uma campanha ampla pela região, sem entrar nas questões estaduais,
mas, projetando a Amazônia como um todo, como aconteceu recentemente com a
região Nordeste, em campanha do Ministério do Turismo. O foco, agora, será a
Amazônia.
O governador Simão Jatene
destacou a importância de se incentivar o turismo na região. “O combate à
pobreza e à desigualdade tem no reforço do turismo um importante aliado, por
constituir um segmento importante para a geração de renda e fortalecimento da
identidade regional, com plena sustentabilidade. Campanhas assim, realizadas
pelo governo federal, são fundamentais nesse processo”, destacou Jatene.
Para o coordenador do Fórum das
Secretarias de Comunicação da Amazônia, Daniel Nardin, da Secom do Pará, a
proposta de sugerir a campanha ao MTur foi apoiada pelos gestores estaduais e
colocada em prática a partir de uma ação conjunta envolvendo também as
Secretarias de Turismo dos nove Estados que compõem a Amazônia Legal.
“Logo na primeira audiência, que
contou com articulação do senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA), o ministro foi muito
receptivo e assumiu o compromisso, já cumprido. O mote da campanha será a
Amazônia e isso vai gerar curiosidade. As pessoas vão pesquisar mais sobre a
região e descobrir a enorme quantidade de destinos que ela oferece,
pontualmente nos estados. Essa é uma conquista de todos os amazônidas,
especialmente nesse momento em que o Brasil precisa divulgar melhor seus
destinos potenciais, como é o caso da região”, destacou.
Logo na primeira audiência com o
ministro Marx Beltrão, em fevereiro, que contou com articulação do senador
Flexa Ribeiro, a proposta da campanha foi aceita e o Ministério marcou novas
reuniões de trabalho com os secretários de Comunicação, de Turismo e equipe
técnica do MTUR para desenvolver os conceitos básicos da campanha.