"Líbero Luxardo" exibe filmes nacional e americano nas sessões regulares



Dramas e conflitos sobre realidades distintas estão em cartaz nas sessões regulares do Cine Líbero Luxardo, da Fundação Cultural do Pará (FCP), até este domingo (7), com reexibição na quarta-feira (10). As sessões trazem a produção nacional “Com os punhos cerrados”, exibido às 18 h, e o filme americano “Paterson”, às 20 h. O ingresso custa R$ 12,00 (com meia-entrada).

“Com os punhos cerrados”, de Ricardo Pretti, Pedro Diógenes e Luiz Pretti, é um drama experimental, de baixo orçamento, desenvolvido pelo grupo Alumbramento. Contra os preconceitos, o filme aborda a filosofia política em seu potencial libertário e sua viabilidade nos dias atuais.

O caráter radical do filme não vai ao encontro do clichê violência, sexo e drogas – elementos praticamente ausentes na história. Os diretores dizem acreditar na força da poesia. O filme narra a história de Eugênio, Joaquim e João, três jovens que, por meio de uma rádio clandestina, lutam pela liberdade e planejam a revolução, invadindo as transmissões das rádios de Fortaleza (CE) e atacando os ideais burgueses e capitalistas. Quando começam a incomodar, suas vidas passam a correr risco, ao mesmo tempo em que surge uma misteriosa ouvinte, que deseja se unir a eles e transformar seus destinos.

Melancolia - Do diretor Jim Jarmusch, “Paterson” conta a história de um pacato motorista de ônibus, que vira um personagem conhecido por se destacar na arte da poesia. O filme insere seu trabalho autoral de forma inteligente, jogando a poesia na tela, para mostrar ao espectador que há algo especial ali. Porém, o restante da vida do jovem não tem nada de especial. Ele leva uma vida banal, fazendo as mesmas coisas todos os dias, no trabalho, entre amigos, com a namorada e até com o animal de estimação. É um filme sobre pessoas melancólicas vivendo realidades melancólicas. O principal mérito do diretor é fazer justamente esse cenário não parecer chato.

Além de dar nome à cidade onde se passa a história, Paterson é o nome do protagonista, vivido por Adam Driver. A namorada é uma jovem que parece não saber muito bem o que quer da vida, embora tenha pretensões artísticas, culinárias e até musicais. (Colaboração de Moizes Corrêa).

Serviço: Programação do Cine Líbero Luxardo. Filme “Com os punhos cerrados”, sessões no sábado (06), domingo (7) e quarta-feira (10), às 18h.

Filme “Paterson”, sessões no sábado (06), domingo (7) e quarta-feira (10), às 20 h. Cine Líbero Luxardo funciona no prédio do Centur, na Avenida Gentil Bittencourt, 650, bairro Nazaré. Ingresso a R$ 12,00, com meia-entrada.