Maio Amarelo encerra com combate ao estacionamento irregular em Belém



O estacionamento irregular é um dos principais problemas do trânsito de Belém. Estacionar em locais proibidos, como em frente a garagens, em cima de calçadas, perto de esquinas e canteiros centrais, em cima de faixa de pedestres e ciclofaixas, em áreas destinadas a ponto de ônibus e de táxi, em vagas preferenciais de idosos e portadores de deficiência são algumas das principais infrações cometidas pelos condutores, prejudicando o ir e vir de pedestres e outros veículos, tornando o trânsito mais lento e menos cidadão.

Encerrando a programação do Maio Amarelo, que ao longo deste mês trabalhou ações educativas voltadas a pedestres, ciclistas, motociclistas, motoristas e usuários de transporte público, agora o foco é todo voltado para o combate ao estacionamento irregular. Nesta quinta-feira, de 9h ao meio-dia, o Ver-o-Peso e ruas da Cidade Velha e centro comercial de Belém estarão no alvo da campanha educativa, por serem áreas críticas deste tipo de infração. A equipe de Educação da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém estará no local detectando flagrantes, emitindo multas educativas e trabalhando na conscientização dos condutores que cometem este tipo de irregularidade.

Já na sexta e no sábado, de 8h às 20h, a ação será realizada em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil, e será voltada para o uso correto do estacionamento preferencial de idosos e de pessoas com deficiência em estabelecimentos comerciais.

Sancionada em janeiro de 2016, a Lei 13.146, de julho de 2015, alterou o Código de Trânsito Brasileiro e passou a permitir que agentes de trânsito sejam acionados para atuar em estacionamentos privados quando as vagas previstas para idosos e deficientes estiverem sendo usadas indevidamente. A multa para uso indevido dessas vagas passou a ser considerada grave, no valor de R$ 195,23, cinco pontos na carteira de habilitação e o veículo poderá ser guinchado.

A ação será no Parque Shopping, com a equipe de educadores da Semob, OAB, alunos da Unama, parceira da ação, e funcionários do próprio shopping. Um quiosque também estará disponível para quem quiser informações ou mesmo solicitar a emissão da credencial de estacionamento. Para tanto, é preciso levar os seguintes documentos: documento de identificação com foto, comprovante de residência atualizado, documento do veículo e, no caso dos deficientes físicos, laudo médico emitido por junta médica, contendo uma descrição detalhada e técnica sobre a restrição física ou mental, com o respectivo Código Internacional de Doenças - CID. A credencial de estacionamento preferencial é obrigatória, seja o usuário o condutor do veículo ou passageiro.