Operação Ônibus Seguro tranquiliza usuários do transporte coletivo

Policiais Militares entram nos ônibus de Belém -  Foto Agência Pará

Passageiros de ônibus que trafegam pelas avenidas Senador Lemos e Pedro Álvares Cabral, Rodovia Arthur Bernardes e quilômetros iniciais da Rodovia BR-316, em Belém, viram na tarde desta sexta-feira (5) os policiais militares em mais uma iniciativa para prevenir a criminalidade no transporte coletivo. A Operação Ônibus Seguro foi direcionada aos bairros do Telégrafo, Sacramenta, Marambaia e Castanheira, mobilizando 18 policiais, com o apoio de viaturas. 

A operação leva às ruas um policiamento dinâmico e preventivo, para garantir a tranquilidade dos usuários de ônibus e maior aproximação do Sistema de Segurança Pública com a população que depende do transporte coletivo, aumentando a sensação de segurança durante o trajeto.

O major Bruno Vivacqua, comandante do 1º Batalhão de Policiamento da Capital, informou que a operação desencadeada pelo Comando de Policiamento da Capital tem um caráter preventivo, com o objetivo de coibir a incidência de assaltos a ônibus.

Nos veículos, quatro policiais acompanham o trajeto. “Se houver alguma suspeita, alguma situação que fuja da normalidade, é feita a abordagem e realizada a detenção do infrator, para a realização do procedimento policial”, explicou o major. “Dessa forma, a gente passa tranquilidade para os passageiros que estão no veículo e aproxima a instituição Polícia Militar da população”, acrescentou.

Aprovação - A doméstica Raquel Santos, 50 anos, recebeu os policiais com palmas. “Eu estou emocionada, porque a gente sai cedo para trabalhar e não sabe se vai voltar para casa”, disse Raquel, se sentindo mais segura com a ação dos policiais.

O motorista Edvaldo Fontenele, 48 anos, da linha Telégrafo, comentou que a presença dos policiais no veículo que conduz trouxe mais tranquilidade. Há quatro anos trabalhando como motorista de ônibus, ele já foi vítima de um assalto no mesmo trajeto percorrido hoje pelos PMs, ao longo da Avenida Senador Lemos, por isso aprovou a ação preventiva. “Estas operações inibem a ação dos assaltantes”, ressaltou.

Combate intensivo - Além da Operação Ônibus Seguro, a Polícia Militar realiza mais duas operações - “Bloqueio”, operação padrão e estática do policiamento, e “Parada de ônibus”. Desde o início de abril, as operações conjuntas já resultaram na detenção de oito pessoas portando armas de fogo, incluindo calibre 12, de fabricação caseira, simulacros e facas.

Na Operação Bloqueio, os policiais se posicionam na via pública, o ônibus estaciona e os passageiros desembarcam para averiguação. O 1º BPM vem realizando quatro operações diárias, com base nas estatísticas de assaltos na área do Batalhão, por deliberação do Comando da Capital.

A “Parada de Ônibus” é mais direcionada, realizada nos períodos das 06 às 8 h; 12 às 13 h, e das 19 às 21 h. Os policiais diminuem a velocidade todas as vezes que passam por paradas de ônibus com aglomeração de pessoas. Um grupo de policiais acompanha a pé e outras guarnições fazem o cerco diante de qualquer situação suspeita.

“Eu pego constantemente os ônibus que passam neste trecho, tanto na Pedro Álvares Cabral quanto na Senador Lemos, pra ir pra faculdade. A gente sai sempre apreensivo com assalto. Principalmente no período da tarde. Muitas amigas minhas já foram assaltadas. Eles atacam sempre mulheres”, disse o estudante de Direito Rodrigo Martins, 22 anos, que estava em um dos ônibus vistoriados pelos policiais militares.