Vereadores de Belém batem boca pela rede social

Vereador Dr. Chiquinho (PSOL) na Câmara Municipal de Belém 

Vereadores da Câmara Municipal de Belém resolveram bater boca na rede social, Facebook. O motivo foi a não aprovação do projeto de lei que obrigaria as empresas de ônibus urbanos a instalar aparelhos de ar condicionado nos coletivos da cidade. A sessão que votou a PL, de autoria do vereador Dr. Chiquinho (PSOL), ocorreu na manhã da terça-feira (9). O projeto recebeu 18 votos contra e três a favor. A principal justificativa para a maioria dos vereadores rejeitar a proposta, é a existência de um outro projeto com a mesma finalidade apresentado pelo ex-vereador Gervásio Morgado.  Esse PL, de acordo com a CMB, já foi aprovado pelos vereadores, sancionado pelo Executivo e aguarda implantação. Segundo o regimento interno da câmara, não pode haver aprovação de projetos em duplicidade.

Em sua rede social, o Dr. Chiquinho desabafou: “alguns vereadores apresentaram as justificativas mais ridículas pra explicar por que votaram contra, desde a preocupação com os custos que os empresários teriam (vereador Igor Andrade), até a tentativa de culpar o ex-prefeito Edmilson Rodrigues pela ausência de refrigeração nos ônibus”. Ainda segundo o vereador, "espertinhos" simplesmente saíram da sessão para não votar.

Em seguida, o vereador Dr. Chiquinho divulgou a lista dos vereadores que votaram contra seu projeto: Adriano Coelho, Bieco, CelsinhoSabino, Elenilson, Fabricio Gama, Pastor França, Gleisson, Gustavo Sefer, Henrique Soares, Igor Normando, Igor Andrade, Joaquim Campos, Lulu, Mauro Freitas, John Wayne,  Nehemias Valentim, Simone Kawage e  Toré Lima.

O vereador Igor Normando comentou o post do vereador Dr. Chiquinho: “Tenha a hombridade de fazer o debate em um nível elevado, seu projeto não foi aprovado pelo fato de já existir, o mesmo é de autoria do ex-vereador Gervasio Morgado, inclusive, já obteve sanção pelo executivo, o que precisa é fazer ser cumprir...”.

Dr. Chiquinho rebateu: “Acho melhor você assumir que está do lado do prefeito cassado e sem compromisso com a cidade. Você sabe muito bem que a lei do ex-vereador é de 2009 e nunca será cumprida. Meu projeto propunha a revogação da lei que não é executada e estabelece prazo...”

O vereador Adriano Coelho, também citado, disse que “trair o povo é usar um argumento pífio para tentar jogar as pessoas contra os parlamentares que não fazem parte de sua ideologia”. E completou: “Trair com povo é não agir com lisura e clareza diante dos fatos. Portanto, nobre Vereador, fale a verdade dos fatos e diga...”

Dr. Chiquinho disse que não aceitava mentiras. “Você sabe que não está falando a verdade. Meu projeto prevê a revogação da lei de 2009, que nunca foi e nunca será cumprida e propõe prazos para os empresários do setor se adequarem”.

As acusações sobraram até para o hospital veterinário, que ainda nem saiu do papel. Igor Normando acusa Dr Chiquinho: “Engraçado o colega falar em prazos, você suprimiu o artigo que dava prazo ao prefeito para a construção do hospital veterinário apenas para vê-lo aprovado, não venha fazer discurso demagogo pra cima de mim, ainda mais de forma desrespeitosa...” Dr. Chiquinho disse que Igor Normando estava desviando a conversa. “São situações totalmente diferentes e o teu objetivo é mudar de assunto. Vocês, base do zenada, sempre votam contra os interesses do povo. Foi assim com o projeto da Marinor...”.

E o bate-boca continuou...