Instituto Confúcio realiza concurso da Canção Chinesa



O Instituto Confúcio da Universidade do Estado do Pará (Uepa) realiza nesta sexta-feira, 2, a primeira etapa do Concurso de Canção Chinesa. Cerca de 20 alunos apresentarão suas rendições de canções chinesas, com apresentações que podem incluir dança ou outras formas de arte. O escolhido pelo júri representará o Instituto local nas próximas etapas do concurso. As apresentações iniciam às 9h30, na sede do Instituto Confúcio, situada na travessa Dom Pedro I, 591. A entrada é gratuita.

A competição inédita incluirá estudantes de todas as unidades da América Latina e premiará aquele que mostrar maior domínio da língua e criatividade na adaptação da canção. O vencedor receberá um prêmio no valor de R$ 5 mil. As apresentações dos estudantes locais serão avaliadas por um júri composto pelo diretor brasileiro da unidade, Antônio Silva, pelo diretor chinês, Pang Hui, e pelos professores que atuam no instituto.

Para as apresentações serão permitidos todos os tipos de canções, seja pop, folclórica, balada, rock ou até mesmo uma ópera – chinesa ou brasileira – desde que a música seja cantada em mandarim. O candidato poderá incluir na performance outras expressões artísticas, como a dança. O tempo total para cada um será de seis minutos. Cada aluno tem obrigação de providenciar sua própria música de fundo e pode até incluir outros participantes na sua atuação.

O concurso é uma forma de estimular o aprendizado da língua e engajar os alunos nas expressões culturais chinesas. “Nossos alunos têm se mostrados muito empolgados com o aprendizado, o que nos deixa muito felizes, orgulhosos do trabalho desenvolvido. Quando anunciamos o concurso, a procura por inscrições nos surpreendeu”, comentou Antônio.

O vencedor desta etapa gravará um vídeo com a sua performance, em local e data a serem definidos pela direção do Instituto, e este será enviado para a unidade Confúcio do Chile, que receberá as gravações dos vencedores de todos os Institutos e selecionará o vencedor. O anúncio do premiado deverá ocorrer em setembro.