Obras do BRT Belém avançam para a construção do Terminal Tapanã




As obras do BRT Belém, na avenida Augusto Montenegro, chegam a uma nova etapa a partir deste mês, com o início da edificação do Terminal Tapanã, na confluência da avenida Mário Covas e da entrada do bairro do Tapanã. Para início da construção do Terminal Tapanã será necessário fazer, provisoriamente, três novas faixas de pista que funcionarão para o desvio do tráfego no entorno da área de obra. O serviço se estenderá por cerca de 120 metros no canteiro central da via, no cruzamento com a Mário Covas, e em parte das faixas de pista, no sentido Icoaraci.

De acordo com o diretor de obras civis da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), Reinaldo Leite, a obra consistirá na construção de toda estrutura do terminal, desde a fundação, além da pista de concreto de ambos os lados. "Esse terminal terá um tamanho especial e uma posição estratégica. Serão cerca de mil metros quadrados de área construída, com tudo que tem no Terminal Mangueirão, exceto a área subterrânea, elevadores e plataformas externas, tendo uma aparência externa similar com a da Estação Especial São Brás. Ele funcionará com embarque e desembarque para as paradas de ambos os lados", detalha o diretor de obras.

A primeira faixa provisória já começou a ser construída no sentido Entroncamento/Icoaraci. “Homens estão trabalhando nas escavações e compactação do solo, para preparar o viário provisório que deve ficar pronto até a primeira semana de junho”, afirma o engenheiro do Consórcio BRT, responsável pela obra, Cláudio Soares.

Em seguida, será construída uma nova faixa de acesso para a avenida Mário Covas para os motoristas quem vêm de Icoaraci. O novo desvio ficará localizado a alguns metros antes de onde funciona o atual retorno, que será desativado. Na sequência, será construída uma pista na margem da via no sentido Icoaraci/Entroncamento.

Quem vem do Entroncamento e quiser entrar no Tapanã, usará o retorno em frente ao supermercado, na Augusto Montenegro. O atual retorno, contornando a rotatória, também será desativado. Após a execução de todas essas adaptações para viabilizar o tráfego no entorno da obra, o que deve levar aproximadamente 30 dias, será realizado o isolamento total da área de obra.

O terminal pronto terá cerca de 80 metros de comprimento e 13 metros de largura, equipado com quatro catracas, bilheterias, sistema de exaustão, cobertura termo-acústicas, esquadrias de alumínio, portas de vidro, sala de segurança, banheiros públicos, área de administração e serviço. O espaço comportará paradas para três ônibus de ambos os lados. Todos os acessos e área interna terão adaptações para Portadores de Necessidades Especiais (PNE).

A previsão de término do Terminal Tapanã é até o fim do ano. Depois de finalizada a obra, as três vias de tráfego serão reconstruídas e voltam a funcionar nos dois sentidos da via.

ANDAMENTO DA OBRA - Na Augusto Montenegro, os serviços estão concentrados na confluência com as avenidas Independência e Centenário, na construção do elevado a ser erguido sobre o cruzamento. A obra está em fase de fundação. A extensão total do elevado será de 400 metros e foi pensado para eliminar o sinal do cruzamento das avenidas reduzindo o tempo de viagem nos dois sentidos. A previsão de conclusão do viaduto é até o fim do ano.

No trecho entre a avenida Independência e o Tapanã está em execução a nova rede de drenagem. As três estações do segundo trecho já estão com base e estruturas metálicas construídas, faltando o fechamento das laterais, cobertura e acabamento. A canaleta de concreto desse trecho está concluída.

A obra também já avançou para o terceiro trecho, entre o Tapanã e Icoaraci, com o início da construção das bases das estações que funcionarão no perímetro.