As obras do BRT Belém, na avenida
Augusto Montenegro, chegam a uma nova etapa a partir deste mês, com o início da
edificação do Terminal Tapanã, na confluência da avenida Mário Covas e da
entrada do bairro do Tapanã. Para início da construção do Terminal Tapanã será
necessário fazer, provisoriamente, três novas faixas de pista que funcionarão
para o desvio do tráfego no entorno da área de obra. O serviço se estenderá por
cerca de 120 metros no canteiro central da via, no cruzamento com a Mário
Covas, e em parte das faixas de pista, no sentido Icoaraci.
De acordo com o diretor de obras
civis da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), Reinaldo Leite, a obra
consistirá na construção de toda estrutura do terminal, desde a fundação, além
da pista de concreto de ambos os lados. "Esse terminal terá um tamanho
especial e uma posição estratégica. Serão cerca de mil metros quadrados de área
construída, com tudo que tem no Terminal Mangueirão, exceto a área subterrânea,
elevadores e plataformas externas, tendo uma aparência externa similar com a da
Estação Especial São Brás. Ele funcionará com embarque e desembarque para as
paradas de ambos os lados", detalha o diretor de obras.
A primeira faixa provisória já
começou a ser construída no sentido Entroncamento/Icoaraci. “Homens estão
trabalhando nas escavações e compactação do solo, para preparar o viário
provisório que deve ficar pronto até a primeira semana de junho”, afirma o
engenheiro do Consórcio BRT, responsável pela obra, Cláudio Soares.
Em seguida, será construída uma
nova faixa de acesso para a avenida Mário Covas para os motoristas quem vêm de
Icoaraci. O novo desvio ficará localizado a alguns metros antes de onde
funciona o atual retorno, que será desativado. Na sequência, será construída
uma pista na margem da via no sentido Icoaraci/Entroncamento.
Quem vem do Entroncamento e
quiser entrar no Tapanã, usará o retorno em frente ao supermercado, na Augusto
Montenegro. O atual retorno, contornando a rotatória, também será desativado.
Após a execução de todas essas adaptações para viabilizar o tráfego no entorno
da obra, o que deve levar aproximadamente 30 dias, será realizado o isolamento
total da área de obra.
O terminal pronto terá cerca de
80 metros de comprimento e 13 metros de largura, equipado com quatro catracas,
bilheterias, sistema de exaustão, cobertura termo-acústicas, esquadrias de
alumínio, portas de vidro, sala de segurança, banheiros públicos, área de
administração e serviço. O espaço comportará paradas para três ônibus de ambos
os lados. Todos os acessos e área interna terão adaptações para Portadores de
Necessidades Especiais (PNE).
A previsão de término do Terminal
Tapanã é até o fim do ano. Depois de finalizada a obra, as três vias de tráfego
serão reconstruídas e voltam a funcionar nos dois sentidos da via.
ANDAMENTO DA OBRA - Na Augusto
Montenegro, os serviços estão concentrados na confluência com as avenidas Independência
e Centenário, na construção do elevado a ser erguido sobre o cruzamento. A obra
está em fase de fundação. A extensão total do elevado será de 400 metros e foi
pensado para eliminar o sinal do cruzamento das avenidas reduzindo o tempo de
viagem nos dois sentidos. A previsão de conclusão do viaduto é até o fim do
ano.
No trecho entre a avenida
Independência e o Tapanã está em execução a nova rede de drenagem. As três
estações do segundo trecho já estão com base e estruturas metálicas construídas,
faltando o fechamento das laterais, cobertura e acabamento. A canaleta de
concreto desse trecho está concluída.
A obra também já avançou para o
terceiro trecho, entre o Tapanã e Icoaraci, com o início da construção das
bases das estações que funcionarão no perímetro.