“2 Mercadores” traz ao Centur a efervescência do comércio



Nesta quinta-feira (20), a partir das 19h, a Galeria Theodoro Braga, da Fundação Cultural do Pará (FCP), recebe a exposição “2 Mercadores”, da dupla estreante de artistas visuais Samir Dams e Elson Sousa, que retrata por meio de objetos, cartazes e imagens o universo artístico presente no cotidiano do comércio de Belém. A mostra foi contemplada no Edital Pauta Livre 2017 do Programa Seiva, de incentivo à arte e à cultura.

A exposição “2 Mercadores” traz obras diversas, entre fotografias, cartazes e outros objetos que dialogam com os ofícios de seus idealizadores, assim como a geografia do comércio e seus burburinhos.

Segundo Samir Dans, as fotografias que fazem parte da exposição retratam paisagens do comércio, um espaço presente no cotidiano do artista, onde ele cresceu e trabalha. “Esse espaço acabou provocando o desejo de querer apresentá-lo (o comércio) para o público, a partir do olhar de quem convive e está presente naquele lugar, de mostrar o cotidiano daquele universo a partir de pequenos clichês”, comenta.

Elson Sousa, que se aperfeiçoou na arte de abrir letras e hoje é um cartazista com quase cinco anos de experiência, vai expor ao público a arte dos cartazes presentes nas dezenas de estabelecimentos do comércio, no intuito de passar um pouco desse trabalho, segundo ele ainda muito pouco valorizado. “Pra muitos é apenas a informação da oferta, com indicação do preço, mas as pessoas desconhecem todo o processo artístico. É importante mostrar e fazer o público pensar sobre o artista que está por trás daquela arte. Pra mim vai ser muito importante mostrar o meu trabalho na galeria”, comenta.

A dupla também destaca a importância do Edital Pauta Livre da Fundação Cultural do Pará para os artistas iniciantes. “Isso vai nos abrir caminhos. É uma experiência nova, que nos dará uma força muito grande no sentido de conseguir espaço para expormos a nossa arte, como no caso da Galeria Theodoro Braga via Pauta Livre", argumenta Samir.

A exposição “2 Mercadores” ficará aberta para visitação até o dia 18 de agosto, no horário de 9h as 18h, de segunda a sexta-feira, na Galeria Theodoro Braga, subsolo do Centur.


Serviço: Abertura da exposição “2 Mercadores”. Dia 20 de maio (quinta-feira), às 19h, na Galeria Theodoro Braga - Avenida Gentil Bittencourt, 650 – Térreo do Centur. Entrada franca.