Hospital Metropolitano leva orientação a motociclistas

Foto Agência Pará

O Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE) levará orientação sobre trânsito seguro a motociclistas durante uma palestra do programa “Direção Viva”. Os condutores serão orientados pelo diretor-geral da unidade, Rogério Kuntz, e pelo médico, José Guataçara.

O evento, com foco na prevenção de acidente de motocicleta, acontece na quinta-feira, 27/7, no auditório do Centur, em Belém (PA), a partir das 16h. Durante a palestra, o médico José Guataçara, que é coordenador do Pronto Atendimento do HMUE, falará do atendimento de primeiros socorros aos quais os condutores são submetidos em caso de acidente, além dos tipos de equipamentos de proteção individual e da eficácia de cada um deles.

Já o diretor-geral da unidade, Rogério Kuntz, abordará os aspectos socioeconômicos que afetam o paciente vítima de acidente de trânsito, tais como custo anual das internações, além das perdas econômicas para o país. 

O programa 'Direção Viva' levará conscientização sobre as sequelas deixadas por traumas em decorrência de acidentes de trânsito. Realizado de maneira contínua, o 'Direção Viva' envolve profissionais de diversas especialidades proporcionando a discussão do tema sob diferentes ângulos. As ações são desenvolvidas nos hospitais públicos gerenciados pela Pró-Saúde no Pará.

Entre os anos de 2014 e 2016, foram realizados mais de 35 mil atendimentos a pacientes vítimas de acidentes de trânsito no Hospital Metropolitano, no Hospital Regional Público da Transamazônica (HRPT), em Altamira, no Hospital Regional do Sudeste do Pará, em Marabá, e no Hospital Público Estadual Galileu, em Belém.

Números

No HMUE os acidentes com motocicleta são responsáveis por 40% dos atendimentos a pacientes vítimas do trânsito. Entre janeiro e junho de 2017, 2.134 pacientes foram atendidos na unidade após sofrerem acidentes de trânsito. Desse total, 853 foram vítimas de acidente com moto.

As colisões respondem por 36,8%, com 786 pacientes internados no período.  Já os atropelamentos foram responsáveis por 399 atendimentos e os acidentes com bicicleta, 96. No ano passado, o HMUE atendeu 5.647 pacientes vítimas de acidentes de trânsito.

Agenda

Tema: Palestra “Direção Viva: Você consciente, trânsito seguro!
Data: Quinta-feira, 27/7
Horário: 16h
Local: Auditório do Centur – Centro de Eventos Ismael Nery (Avenida Gentil Bittencourt, 650,1º andar, Batista Campos, Belém (PA)