Instalação de dança "Gotas" em Belém


Um convite à pausa na rotina e correria do dia a dia e um momento de contemplação da humanidade e da dança presentes nas pequenas coisas do cotidiano. Essa é a proposta da instalação de dança “Gotas” que o núcleo artístico Maya-Lila traz nos dias 27 e 28 de julho ao público que circula pela Praça da República e pelas Docas.

Depois de intervenções realizadas em São Paulo, Bahia e em Portugal, agora é a vez dos moradores da capital participarem dessa instalação interativa que tem sessões de aproximadamente 90 minutos. “Diretamente relacionado com uma pausa do olhar, pois estamos parados em poses, em "Gotas" queremos realmente estimular as pessoas a observarem o ambiente de uma maneira mais sensível, conecta-las às sutilezas do movimento”, explica a bailarina Marilia Coelho.

Para Melina Scialom, trazer o “Gotas” para o Norte do país será uma experiência fantástica para o grupo. “Levar as gotas para a região é ter a chance de levar a poesia do movimento produzida no Sudeste para se misturar ao Norte Amazônico do Brasil, onde a natureza nativa do país ainda revela sua potência. Para nós é um privilégio poder inserir nossa arte e se misturar ao público local, que tem a chance de trazer seu próprio imaginário para dentro da obra."

Além de Belém, a turnê de “Gotas” já esteve neste mês em Manaus (AM) e Rio Branco (AC). Em agosto estará em Macapá (AP) nos dias 1 e 2.



SERVIÇO

O que: instalação de dança Gotas

Quando: 27 de Julho, às 11h e às 15h; no dia 28 de Julho, às 16h30

Onde: Praça da República (27) e nas Docas (28)



>> Gotas na Avenida Paulista, em São Paulo (SP)

>> Gotas no Sesc, em Santos (SP)

>> Gotas no Boom Festival, em Idanha-a-Nova, Portugal



GOTAS

Três bailarinas penduradas em casulos de tecidos que transparecem delicadamente a silhueta humana. A alguns metros do chão, as artistas dançam uma lenta coreografia em uníssono, onde criam diferentes e contemplativas posições dos corpos suspensos.

O líquido que escorre sobre cada casulo e pinga no chão dá forma de seiva e veias a estes “frutos”. Sob cada artista há um regador com água que está disponível para o público interagir se desejar.

Estas curiosas imagens, avessas e extraordinárias, geram uma distorção na paisagem rotineira das pessoas, chamando atenção para a contemplação e a desaceleração do estado de presença. Neste momento de percepção, é possível observar a dança do ambiente que acolhe a instalação, já que a longa duração das poses corporais evidenciam o movimento ao redor.

Esta obra cria uma analogia poética entre os sistemas reprodutivos dos seres humanos e dos vegetai, pois as pessoas “brotam” e podem ser cultivadas pelos transeuntes, que têm a chance de interagir com a instalação.



FICHA TÉCNICA – INSTALAÇÃO DE DANÇA “GOTAS”

Concepção: Marília Coelho

Criação: Danielle Laetano e Marília Coelho

Bailarinos: José Guilherme Bergamasco, Marília Coelho e Melina Scialom

Figurinos: Maya-Lila

Montagem: José Guilherme Bergamasco

Fotos: Murilo Ganesh, Bruno Kurru e Juliana Gennari

Design Gráfico: menteprivada.org

Assessoria de Comunicação: Brick Lane

Produção Local: Danielle Filgueiras

Produção: Maya-Lila


INTERVENÇÕES

“Gotas” estreou em 2012 e foi instalada no Festival Mameluco Afro Brasileiro e no Festival Bodhi Gaia em Botucatu (SP); na Casa Jaya, na Avenida Paulista, e na Fábrica de Cultura Itam, ambas na cidade de São Paulo (SP); no Festival 303 de Arte e Cultura Alternativa na Ilha D'Ajuda (BA); na reserva indígena de Imbiriba (BA) e no Sesc Santos (SP).

Esteve no Boom Festival em Idanha-a-Nova, Portugal, onde também participou do documentário longa metragem "The Alchemy of Spirit".

Foi contemplado com o prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna - circulação, do Ministério da Cultura do Brasil em 2016.