Mitos e verdades: Saiba tudo sobre a limpeza correta dos óculos



De grau ou escuros, os óculos necessitam de cuidados diários para se manterem bem conservados.  Isto porque, extremamente delicados, eles exigem não apenas o manuseio zeloso, mas, principalmente, a limpeza adequada que prolongue a vida útil do acessório.

Por isso, para evitar arranhões nas lentes, a parte mais sensível dos óculos, algumas precauções devem ser seguidas na hora de higienização. “O primeiro passo é lavar bem as mãos com água corrente e um sabonete líquido ou em barra de boa qualidade, deixando a pele livre da sujeira ou produtos como cremes hidratantes, óleos ou outras substâncias que possam ser repassadas ao objeto”, explica Leandro Escudeiro, gerente de Marketing e Produto da Óticas Diniz – maior rede de varejo óptico do Brasil.

Ainda de acordo com o Escudeiro, o passo seguinte é lavar o acessório cuidadosamente com água corrente, num fluxo constante e suave, sem esfregar. “A ducha da torneira mesmo vai remover a poeira e os demais resíduos, evitando riscos nas lentes. Por isso, não é recomendável o uso de água quente, pois o revestimento de alguns modelos de armações pode ser modificado nesse processo devido a alta temperatura”, afirma.

Abaixo, o especialista da Óticas Diniz esclarece as principais curiosidades sobre a limpeza correta dos óculos:

1.    Não pode lavar com água

Mito. Deixe o álcool e a acetona de lado, pois são produtos gordurosos que contém substâncias químicas que podem danificar as lentes. O melhor jeito de eliminar todas as impurezas é com água corrente, e de preferência gelada, e utilizar sabão ou sabonete neutros.



 2.    As mãos devem estar limpas

Verdade. Aliadas da água na hora da higienização, é preciso estar atento que as mãos estejam limpas, sem cremes ou óleos. O ideal é sempre lavá-las antes com um sabonete neutro e secar com uma toalha lisa, sem fiapos, ou com papel ultramacio.

 3.    Roupas ajudam a eliminar a sujeira

Mito. Os fiapos de roupas, seja a barra de uma camiseta, manga da camisa ou da calça, podem causar danos permanentes nas lentes dos óculos. Por isso, utilize sempre a flanela para eliminar a sujeira superficial das lentes e não riscá-las.

 4.    Lencinho é suficiente para limpar os óculos

Verdade. As flanelas que acompanham o acessório no momento da compra são suficientes para realizar uma limpeza mais superficial nas lentes, principalmente em casos de marcas de dedos ou de pequenas sujeiras.  O lenço deve ser armazenado sempre dentro da caixinha para evitar que fiquei empoeirado rapidamente.

 5.    Não precisa higienizar sempre os óculos

Mito. O objeto deve ser limpo diariamente, não apenas as lentes, mas, também, as plaquetas (suporte para o nariz) e as extremidades da orelha, pois a área do rosto acumula muita poeira e óleos naturais que a própria pele produz. Daí a higienização deve ser feita regularmente.

Sobre a ÓTICA DINIZ

Atendimento personalizado, soluções para a saúde visual e as melhores opções em óculos de grau e solares são os alicerces da Óticas Diniz, maior rede de franquias de varejo óptico do Brasil. Sua primeira loja, no centro da capital maranhense, foi fundada pelo empresário Arione Diniz, em junho de 1992. Atualmente, com mais de 950 unidades nas principais cidades do País, a rede preza pelo treinamento da equipe para oferecer um atendimento de excelência e qualidade que já é referência nacional. E disponibiliza o melhor e mais completo mix de produtos das maiores grifes do mundo, além da sua marca própria DNZ EyeWear. www.oticasdiniz.com.br