Prefeito Zenaldo Coutinho visita obras do BRT da avenida Augusto Montenegro. Foto: Oswaldo Forte |
O prefeito
Zenaldo Coutinho visitou as obras do BRT Belém, na Avenida Augusto Montenegro
na manhã desta sexta-feira, 21, e manteve a previsão de conclusão dos serviços
para dezembro deste ano. A obra avança com a construção do elevado no
cruzamento da Avenida Centenário, e segue até Icoaraci, onde será feito o
terminal Maracacuera.
Já no
segundo trecho do projeto, o elevado vai receber, a partir da primeira semana
de agosto, as vigas de sustentação pré-moldadas, 80% delas estão prontas no
canteiro de obras. A pista central onde o ônibus expresso passa está com o solo
rígido (aquele em concreto) pronto, e estão sendo construídas as estações ao
longo da Augusto Montenegro, além do sistema de drenagem para eliminar pontos
de alagamento. Enquanto isso, o Terminal Tapanã segue em fase de fundação.
Elevado - A
parte suspensa do elevado terá uma extensão de cerca de 400 metros e atingirá,
no seu ponto mais alto, nove metros, respeitando o limite do linhão de energia
elétrica que passa naquela região. O acesso será por meio de rampas construídas
com terra armada e concreto. Ele terá uma faixa para o ônibus BRT e duas para
veículos comuns, em cada sentido da via, eliminando o sinal do cruzamento das
avenidas Independência e Centenário, nos dois sentidos da Augusto Montenegro.
Além disso, haverá outras opções de interligação com as avenidas por meio de um
sistema viário sob o viaduto.
Tapanã - O
terminal pronto terá cerca de 80 metros de comprimento e 13 metros de largura,
equipado com quatro catracas, bilheterias, sistema de exaustão, cobertura
termo-acústica, esquadrias de alumínio, portas de vidro, sala de segurança,
banheiros públicos, área de administração e serviço. O espaço comportará
paradas para três ônibus de ambos os lados. Todos os acessos e área interna terão
adaptações para pessoas com deficiência, assim como a urbanização em torno da
construção.
Na
vistoria, o prefeito conheceu o local onde está funcionando o Consórcio BRT,
espaço com usina de concreto e de diesel, além de central de pré-moldado.
“Existe um planejamento que não aparece no dia a dia da obra, e é onde a gente
antecipa as necessidades do projeto. As usinas nos tornam independentes do
mercado, e isso é fundamental para nos garantir celeridade”, explicou o
engenheiro do Consórcio BRT, responsável pela obra, Cláudio Soares.
Zenaldo
Coutinho explicou que, este período do ano tem sido um ponto favorável para o
avanço da obra. “Desde o início de julho passamos a contar com mais pessoas e
maquinários que estão divididas em várias frentes de trabalho, inclusive já
dando início ao piso rígido no trecho que segue até Icoaraci, ou seja, já
definimos com o consórcio gerenciador e a Secretaria Municipal de Urbanismo
(Seurb), para intensificar os trabalhos, para em dezembro, nós concluirmos toda
a via expressa do BRT, com estações, terminais e viaduto”.
Alguns
pontos ainda estão com o tráfego alterado por conta das obras de drenagem para
que a pavimentação possa ser concluída.
Geração de
emprego – No final do mês de junho a obra contava com o 360 funcionários e,
para esta nova etapa, passou a ter mais de 700 funcionários, gerando mais
emprego direto na capital paraense.