Setur apresentará os números do turismo no Círio nesta quinta





O número de turistas que Belém recebe no Círio de Nazaré, sua proveniência, a motivação para participar da festividade religiosa, a receita gerada pelo incremento no fluxo desses visitantes, dentre outros dados estatísticos, serão divulgados à imprensa, membros do trade local e sociedade nesta quinta-feira (24), durante a apresentação da Pesquisa de Demanda Turística do Círio de Nazaré 2016-2017, agendada para as 9h, no auditório da Secretaria de Estado de Turismo (Setur), próximo a Praça Waldemar Henrique, bairro do Reduto.

O estudo feito pela Setur em parceria com o Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese-Pa) será exposto pelo economista Roberto Sena, e pelo secretário de Estado de Turismo, Adenauer Góes. Ocupação profissional, faixa de renda, onde preferencialmente se hospeda, qual meio de transporte que mais utiliza e como obtém informações do evento são outras informações apuradas e que contribuem para o planejamento do Círio como evento cultural, religioso e principal produto de atração turística do Pará.

Na ocasião, também será apresentado o design da bandeirola de identificação das embarcações participantes do Concurso de Embarcações da Romaria Fluvial. Ao todo, serão confeccionadas e entregues cerca de 300 delas e ainda 150 adesivos para os jet skis que participam da procissão. Esse trabalho será feito pela Setur e pela Capitania dos Portos junto às embarcações que se inscreverem.

Por fim, também será divulgada a Agenda de Turismo do Círio 2017, com datas e locais de receptivos aos turistas nos principais portões de entrada como aeroporto e terminais rodoviário e hidroviário, capacitação e qualificação de voluntários, realização de pesquisas e exposições, entre outras ações. O trabalho envolveu diversas instituições parceiras, como: Espaço São José Liberto, Igama, OS Pará 2000, SIM, Secult, Seaster, Iphan, Belemtur, Infraero, Sinart, Companhia de Portos e Hidrovias, Capitania dos Portos, Marinha do Brasil, Universidade Federal do Pará, Segup, Ciptur/PM e Abrajet