Assunto: MPPA e Ampep promovem nesta sexta-feira o lançamento da I Corrida do MPPA



O Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) e a Associação do Ministério Público do Estado (Ampep), promovem nesta sexta-feira (15) o lançamento da I Corrida do MPPA. O evento será aberto para inscrições de toda a comunidade e fará parte do calendário anual das instituições e de corridas de Belém, como uma forma de promover uma boa política de saúde, cidadania, de lazer e de exercício cívico.

A I Corrida do MPPA será no dia 3 de dezembro e abrirá este ano a programação da Semana do Ministério Público, alusiva ao Dia Nacional do Ministério Público, comemorado no dia 14 de dezembro. Todos os participantes que completarem o percurso de 10 km para corrida e 5 km para a caminhada receberão a medalha de reconhecimento, além do kit com diversos brindes.

Nesse primeiro ano a corrida terá como tema “Ministério Público em defesa da cidadania” e os organizadores esperam uma grande adesão da comunidade, pois a ideia é promover o respeito ao direito do outro e o exercício da cidadania, para que o resultado seja o respeito à dignidade da pessoa humana.

A expectativa é que o evento seja mais uma atividade que permita uma maior aproximação do Ministério Público com a sociedade. Além de reforçar a marcas da instituições, levará a um bom público - sejam atletas profissionais ou amadores - uma mensagem associada à defesa da cidadania.

Em alguns estados da federação o Ministério Público já realiza eventos com esse formato, com a finalidade de aproximar o Ministério Público da sociedade.

O procurador-geral de Justiça Gilberto Martins destaca a finalidade da I Corrida do MPPA. "A preocupação do Ministério Público ao instituir esse evento é com a qualidade de vida e com a saúde dos membros, servidores e da população em geral. Queremos ajudar a incentivar o hábito de praticar uma atividade física, o que garante uma qualidade de vida melhor às pessoas.

“A I Corrida do MPPA é aberta à comunidade, e estamos fazendo esse evento em parceria com a nossa associação de classe, que também se alinha aos mesmos objetivos de promoção da cidadania e de aproximação dos promotores de Justiça da sociedade. Esperamos que os promotores participem, assim como os servidores do Ministério Público”, disse o promotor de Justiça e diretor-geral do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional, Rodier Barata Ataíde.

O presidente da Ampep, Manoel Murrieta, destaca que em outros estados as corridas tiveram uma grande aceitação do público e que o evento está sendo organizado para ser bastante proveitoso. “Espero que aqui em Belém, cidade que já tem tradição em corridas, possamos ter sucesso e proporcionar mais esta ligação com a sociedade”, comenta Murrieta.

Categorias de Premiação

A categoria aberta à comunidade terá premiação para o 1°, 2° e 3° lugares, assim como a premiação para a categoria de membros do Ministério Público. Como algumas parcerias ainda estão em andamento, estão sendo verificadas outras possibilidades de premiação para este ano e, com a continuidade do projeto, poderão ser incluídas outras categorias nas demais edições.

Inscrições


As inscrições serão presenciais e pela internet, mediante taxa a ser revertida para a organização do evento e seus custos operacionais.