Governo regulariza terras e garante benefícios para municípios da região do Rio Capim


Nesta sexta-feira (15) a população dos municípios de Rondon do Pará e Abel Figueiredo, na região de integração do Rio Capim, receberá importantes ações do Governo do Estado. A programação contará com a presença do governador Simão Jatene, parlamentares e autoridades locais.

Pela manhã, em Rondon do Pará, haverá a entrega de 257 títulos de terra para os Projetos Estaduais de Assentamento Sustentável (PEAS) Deus é Fiel e Campo Dourado e para pequenos produtores rurais das comunidades de Urutum, Voz do Senhor, Castelo dos Sonhos e Nova Jerusalém.

Na oportunidade também será assinado o decreto que autoriza a criação do PEAS Raio de Luz, que beneficiará mais de 57 famílias. A cerimônia será realizada no Centro de Eventos Samaritano, bairro Centro.

Ainda no local, 14 microempreendedores serão beneficiados com o financiamento do CredCidadão, programa de microcrédito que contribui para o fortalecimento do empreendedorismo e geração de renda nos municípios.

A programação segue com o lançamento do projeto “Viva – Rondon Sustentável”, com discussões sobre mobilidade e saneamento. Na oportunidade, o município irá aderir ao Simples Ambiental, constituindo-se como o primeiro município do Estado a alcançar esta meta, vinculado uma nova proposta de gestão ambiental.

O novo modelo de gestão ambiental, regulamentado pelo Conselho estadual do Meio Ambiente (Coema) e adotado pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), institui o regime simplificado de licenciamento ambiental e está pautado em uma política de transparência e monitoramento. A ferramenta é um licenciamento para atividades produtivas e sua plataforma tecnológica está em funcionamento. Por meio dela, os empreendedores podem realizar a emissão das licenças de dispensa, declaração e licenciamento ambiental simplificado.

Abel Figueiredo – A agenda segue, no período da tarde, em Abel Figueiredo. No município serão entregues 56 títulos de terra para pequenos produtores rurais das comunidades Vale Azul, Nova Aliança e Boa Esperança. O número de títulos é distribuído entre documentações de terra individuais, coletivas e alguns de compra e venda. A entrega será feita na Câmara Municipal. Ainda no município de Abel Figueiredo, o governador Simão Jatene vai inaugurar as novas instalações do Banco do Estado do Pará (Banpará).

O objetivo da ação nos dois municípios é reforçar a regularização fundiária no Estado e dar ao cidadão a segurança de ser dono da terra onde vive, assim como a liberdade para viver dela. A força-tarefa busca atingir novas metas, já que desde 2011 foram entregues cerca de 5 mil títulos em todo Pará.


Somente em 2016 foram emitidos 304 títulos definitivos, beneficiando agricultores de 11 regiões de integração, sendo que 81,2% foi na Região do Capim nos municípios de Abel Figueiredo - contemplado com 52 -, Paragominas, Rondon do Pará, Dom Eliseu e Bujaru. O Instituto entregou ainda além de 99 certidões de terra, 204 títulos individuais e duas concessões de direito real de uso, totalizando 610 documentos, beneficiando mais de 2.670 famílias.