O governo do Estado lança nesta terça-feira 12, às 17h, na Capela do Espaço São José Liberto, a
campanha “Bem Pará – A Amazônia que encanta”, que terá como principal eixo um
aplicativo colaborativo, de mesmo nome, onde além de obter dados relevantes do
estado, será possível a qualquer pessoa colaborar com informações, através de
e-mail.
O Aplicativo Colaborativo “Bem
Pará – A Amazônia que encanta” terá informações sobre os 143 municípios e sobre
a capital paraense, tais como descrição, história, economia, principais
atrativos, localização, municípios próximos, quando ir, como chegar e telefones
úteis. A ideia é fazer com que os usuários, especialmente os que residem no
estado, disponham de uma plataforma digital de fácil acesso, que reúna o maior
número possível de dados sobre as diversas localidades paraenses (partindo de
informações básicas como localização geográfica, como e quando ir, roteiros e
meios de transporte para o deslocamento, etc), e ainda possam colaborar com
dados ou imagens.
O conteúdo contará com um
glossário, uma espécie de dicionário dos linguajares, costumes, festas
tradicionais, lugares, curiosidades e outros aspectos peculiares desse lado do
Brasil. Constarão ainda do aplicativo informações sobre os lugares que podem e
devem ser visitados por paraenses e turistas, como a Basílica Santuário de
Nazaré, as ruínas de Joanes, as praias da região do Salgado, a vila de Alter do
Chão em Santarém (conhecida como o caribe amazônico), a rota turística
Belém-Bragança, entre outros.
Haverá também espaço para a
gastronomia, cultura, fotografias e vídeos. Dentro dessa diversidade, o
aplicativo destacará os eventos culturais e religiosos, a exemplo dos Círios -
manifestação presente em 37 municípios paraenses, incluindo o maior (de Belém),
o mais antigo (de Vigia) e o único fluvial e noturno (de Oriximiná).
Durante o lançamento, destinado a
jornalistas e ao trade turístico, será apresentado um vídeo de dois minutos,
com imagens de várias regiões do estado e também da capital, acompanhado de um
jingle, criado especialmente para a campanha. Haverá anda uma exposição com
imagens do estado captadas por fotógrafos locais, que poderão virar quadros.
Esse material será colocado à exposição pública em lugares estratégicos, como
aeroportos, portos e terminais rodoviários. Além disso, haverá um pocket-show
com a cantora Renata Del Pinho.
Esta é a sexta campanha
institucional promovida este ano pelo governo do Estado. As ações anteriores
abordaram temas como "Combate à violência contra a mulher”, “Incentivo à
Leitura”, “Combate à LGBTFobia”, "Educação no trânsito" e “Saúde do
Homem”, com o envolvimento de praticamente todos os órgãos vinculados à
administração estadual. Esta edição da campanha está sob a coordenação das
Secretarias de Estado de Turismo (Setur) e de Comunicação (Secom).
Prêmio - Além da apresentação do
Aplicativo Colaborativo “Bem Pará – A Amazônia que encanta”, o evento contará
com o lançamento da 4ª edição “Prêmio de Jornalismo em Turismo Comendador
Marques dos Reis”. Criado para atrair a atenção da mídia nacional e
internacional para o turismo no Pará, o prêmio visa reconhecer a importância do
profissional de comunicação especializado em turismo para o desenvolvimento dessa
importante atividade econômica no Brasil. Nesta edição, conta com o apoio da
Setur, da Secom, da Abrajet/ Nacional e do Sindicato dos Jornalistas do Pará
(Sinjor/PA).
A novidade este ano é a inclusão
da categoria "Estudante Universitário”, como forma de despertar o
interesse de acadêmicos de Jornalismo para a especialização nessa área. O
resultado será divulgado durante o Publicom Belém, entre os dias 14 e 15 de
novembro, na Estação das Docas.
Serviço: Lançamento do Aplicativo
Colaborativo “Bem Pará – A Amazônia que encanta” e da 4ª edição “Prêmio de
Jornalismo em Turismo Comendador Marques dos Reis”. Dia 12 de setembro, às 17h,
na Capela do Espaço São José Liberto. Informações: (91) 3202-0903.