Primeira etapa do Hackathon Embrapa Acadêmico Açaí é nesta quinta (21)



A Embrapa Amazônia Oriental realiza nesta quinta-feira (21), na sede da Embrapa, em Belém, a abertura oficial do Hackathon Embrapa Acadêmico Açaí, com apresentação do desafio às equipes participantes. De 39 equipes inscritas, totalizando mais de 100 interessados, 23 passaram no primeiro crivo de seleção conforme normas do edital com 83 alunos no total, representando sete instituições de ensino superior, sendo seis do Pará e uma do Maranhão.

Nesse primeiro encontro, os participantes conhecerão um pouco mais do tema do desafio, o Manejo de Açaizais Nativos, com palestra do doutor em agronomia, José Antônio Leite de Queiroz, para em seguida mostrarem suas habilidades e entregarem, até o final do dia, um storyboard com a ideia inicial da solução em programação que pretendem desenvolver para facilitar a cadeia do açaí nativo paraense. O julgamento e a escolha das três melhores soluções ocorrerá no dia 18 de outubro.

O desafio faz parte do Hackathon Embrapa Acadêmico, uma maratona de programação que ocorre simultaneamente em seis capitais do país. Os estudantes participantes devem produzir soluções em tecnologia da informação com base nas pesquisas desenvolvidas pela Embrapa.

Tecnologia e conhecimentos tradicionais - O aprendizado de tecnologia da informação nas salas de aula pode ajudar no trabalho daqueles que levam para a mesa paraense um ingrediente muito especial, o açaí. Para isso, a Embrapa lançou em agosto um desafio para que estudantes de nível superior ou alunos recém-formados transformem o conhecimento da pesquisa agroflorestal em aplicativos ou outras soluções tecnológicas que auxiliem técnicos e produtores de açaí na tomada de decisão sobre o manejo de açaizais realizados nas áreas de várzea da região.

No Pará, o tema escolhido foi o manejo de mínimo impacto de açaizais nativos. Trata-se de uma técnica desenvolvida pela Embrapa para aumentar a produção de frutos de açaí nas áreas de várzea e manter a diversidade de espécies vegetais. Atualmente, todo esse trabalho é realizado de forma manual com o uso de pranchetas e trenas em campo, para posterior cálculo, discussão e tomada de decisão com a comunidade.

Para saber mais: www.embrapa.br/hackathon

Serviço:

O quê: Hackathon Embrapa Acadêmico Açaí
Onde: Auditório Espaço Memória, prédio da Chefia-Geral, Embrapa Amazônia Oriental (Tv Enéas Pinheiro, S/N, esquina com a Perimetral)
Horário: 8h30 às 17h