O secretário de Estado de
Desenvolvimento Econômico, Energia e Mineração do Pará, Adnan Demachki,
apresentou em Brasília (DF) nesta terça-feira (31), o projeto da Ferrovia
Paraense a diretores da Sanches Tripoloni, uma das mais tradicionais
construtoras em atuação no Brasil, que estão interessados em investir no
empreendimento. Da reunião também participou o diretor comercial da
construtora, Eugênio Torres.
A Sanches Tripoloni está presente em
todas as regiões do Brasil e, atualmente, executa obras de infraestrutura nas
regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul. Também responde pela
implantação e pavimentação da Rodovia BR-230 (Transamazônica) em território
paraense; pela duplicação e restauração da Rodovia BR-364, no Mato Grosso, e
pela terraplenagem de um dique na Hidrelétrica de Belo Monte, no Pará.
Com a central de administração em
Maringá, no Paraná, e o escritório matriz na capital de São Paulo, a
construtora emprega aproximadamente 2.200 funcionários. Atua, principalmente,
na execução de obras de infraestrutura, e deixou sua assinatura em vários
empreendimentos. Entre outros projetos, abriu e pavimentou rodovias e
participou da construção de aeroportos, portos, ferrovias, instalações industriais,
pontes, passarelas, viadutos, obras de saneamento, terraplenagem, drenagem e
telefonia, além do setor de concessão de rodovias.
Celeridade - Impressionado com o
projeto, Eugênio Torres disse que o grande diferencial da Ferrovia Paraense é a
rapidez com que as decisões estão sendo tomadas, mas obedecendo fielmente a
todas as exigências técnicas e ambientais necessárias. Eugênio Torres afirmou
que gostaria de estudar mais a fundo o projeto, tendo como parceiros empresas
da China, em regime de “joint venture “.
“Quando você desenvolve um projeto
federal, as soluções são mais demoradas e há um conjunto bem maior de técnicos
envolvidos, dificultando o desenvolvimento”, ressaltou o diretor da
construtora. “No caso da Ferrovia Paraense, o Estado é o dono do projeto, e por
isso ele anda, se desenvolve com celeridade e competência”, completou.
Para o secretário Adnan Demachki, “é
importante mostrar o projeto, cada vez mai, as possíveis interessados, para que
mais esforços possam ser somados e a Ferrovia Paraense vire uma realidade”.
