População de Cotijuba comemora os 128 anos da ilha


 
Ilha de Cotijuba, em Belém Foto: Agência Belém

Rica em história e conhecida pelos seus 15 km de praias, a Ilha de Cotijuba é um paraíso natural, transformado em área de preservação ambiental, que fica a 45 minutos da capital paraense. A terceira maior do arquipélago de 42 ilhas de Belém possui aproximadamente oito mil habitantes e comemora neste sábado, 11, 128 anos. 

Para celebrar as riquezas naturais da ilha e também crescimento, moradores e visitantes irão contar com uma ampla programação, preparada pela Prefeitura Municipal de Belém, por meio da Agência Distrital de Outeiro (Arout), na Praça Central de Cotijuba.

Pela manhã, haverá torneio de futebol feminino, com entrega de troféus e atividades recreativas infantis. A partir das 18 horas, a festa continua com apresentações de carimbó com o Grupo Boa Forma, Grupo de Cotijuba e CDC Funbosque Cotijuba. Em seguida terá o tradicional parabéns com corte do bolo, e shows de música com J Brandão Saudade e Rafael dos Teclados, encerrando com o DJ Cabo Moraes.

Para integrar a participação de todos no evento de aniversário, a Arout disponibilizará transporte gratuito aos moradores das comunidades Poção e Fazendinha.
Avanços – Para os moradores de Cotijuba, muitos são os motivos para comemorar. Nos últimos anos, a ilha cresceu em melhorias que trouxeram mais qualidade de vida para a população e também mais valor ao turismo local.

“Cotijuba recebeu uma atenção que há tempos precisava e merecia. Foram investimentos que dão mais visibilidade à ilha e beneficiam quem mora no local e também quem visita”, declara Carol Rezende, administradora Regional do Distrito de Outeiro, da qual Cotijuba faz parte.

Carol destaca que entre as principais conquistas da ilha estão a de uma equipe extra de limpeza e equipamentos para trabalhar com mais intensidade nas vias e chegar a comunidades mais distantes que nunca tinham sido atendidas. A pavimentação de 1 km com bloquetes de concreto na Rua Manoel Barata, e outra coisa que facilitou muito a mobilidade pela área.

Hugo Pantoja, de 27 anos, trabalha há um ano conduzindo moto charrete na praça principal. “Antes meu veículo sofria e eu gastava muito com manutenções e trocas de peças. Depois da chegada da pavimentação o transporte ficou melhor para todos”, comenta.

Também foi feita este ano a reforma e revitalização da Praça Central e da ponte do trapiche, inclusive com iluminação totalmente nova e mais econômica. De acordo com a dona de restaurante na Praia do Vai Quem Quer, Maria de Jesus, de 40 anos, “com as melhorias na iluminação pública não temos mais problemas de quedas constantes de energia e nem prejuízos com a perda de alimentos em função da falta de luz”.

Cotijuba também foi uma das ilhas que ganhou lancha para o transporte dos estudantes. Para dona Maria Celeste, de 60 anos, avó de Maria Beatriz, de nove anos, o acesso à Escola Bosque ficou mais fácil. Segundo ela, para garantir as presenças da neta nas aulas, ela precisava dividir o pouco que ganha para pagar o transporte na condução. “Agora as escolas estão dentro de casa. O barco pega as crianças em casa, leva pra escola e depois deixa na porta de casa de novo, com toda a segurança”, comemora Maria Celeste.

A atenção à saúde dos moradores também tem sido prioridade. A ilha possui uma unidade municipal de saúde totalmente reformada e equipada, com atendimento odontológico, vacinação e Estratégia Saúde da Família. Além disso, a população conta com uma base descentralizada do Samu 192, que serve de apoio 24 horas, e uma ambulancha para fazer o traslado de pacientes em caso de necessidade.

Ana Lucia, 27 anos, será mãe do segundo filho nos próximos meses. Na primeira gravidez, toda assistência ofertada durante o pré-natal foi realizada por médicos da Unidade de Saúde da Família em Icoaraci. Hoje ela realiza os mesmos procedimentos na Unidade de Saúde da Família de Cotijuba. “É muito bom poder contar com esses serviços aqui perto de nós, antes eu tinha que atravessar para me consultar, hoje a comunidade tem esses serviços e atendimentos próximos de nos”.

Veja a programação de aniversário da Ilha de Cotijuba - 128 anos:

9h - Entrega de Certificados dos Agentes Voluntários da Defesa Civil | (Praça Central)
10h – Torneio de Futebol Feminino
Times - Vila Nova A e B, Chapecó, Atlético Futebol Clube e Leilão Dourado.
11h – Entrega de troféus (Praça Central)
18h – Apresentação de Grupo de Carimbó – Grupo Boa Forma | Grupo de Cotijuba | CDC Funbosque Cotijuba (Praça Central)
20h – Corte do Bolo (Praça Central).
20h30 – Apresentação musical – J Brandão Saudade | Rafael dos Teclados (Praça Central)
21h – Música eletrônica – DJ Cabo Moraes (Praça Central).