Oncológico Infantil inicia campanha para consumo mais sustentável de energia



O Comitê de Sustentabilidade do Hospital Oncológico Infantil Octavio Lobo iniciou esta semana sua campanha pela economia e pelo uso mais responsável de energia elétrica no hospital de Belém. Desde segunda-feira, 10/4, a ação 'Consumo consciente de energia: sua atitude faz a diferença!' está visitando vários setores do hospital. A primeira etapa de sensibilização irá até o final deste mês.

A ação está envolvendo os colaboradores do hospital em abordagens nos ambientes de trabalho e também com a fixação de adesivos e cartazes que incentivam a economia de energia - próximos a tomadas, interruptores e aparelhos como computadores e centrais de ar condicionado.

Crianças e jovens atendidos pelo hospital também estão passando pelos setores do hospital para mobilizar adesões. Na sala de aula do quinto andar do Oncológico - montada para que sigam seus estudos, mesmo em tratamento, pelo projeto Prosseguir, mantido em parceria com a Secretaria Estadual de Educação (Seduc) -, eles assistiram palestra e vídeo sobre o uso responsável da energia. 

A meta estabelecida pelo Comitê de Sustentabilidade do Hospital Oncológico Infantil é reduzir em 10% o custo operacional geral do hospital nos próximos seis meses. E isso inclui, além de gastos com energia e água, também diversos outros programas e ações voltadas para tornar mais verdes os fluxos de trabalho e atendimento do Oncológico, hospital que é referência em tratamento do câncer para cerca de 650 crianças e jovens no Pará - e também é o maior núcleo de atendimento voltado a essa clientela em todo o Brasil, em volume de serviços.

Pertencente ao governo do Pará e gerenciado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, sob contrato firmado com a Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa), o Oncológico Infantil realiza cerca de 550 consultas por mês, além de 2.500 sessões mensais de quimioterapia. O hospital oferece ainda atendimento em urgência e emergência oncológicas.

Em seus 89 leitos disponíveis - dez destinados à UTI -, o Oncológico tem médias de ocupação que variam entre 100% e 80%. Ao todo, são cerca de 110 internações a cada mês. Os 79 leitos restantes, fora da UTI, têm uma rotina com média de 18 dias de internação.

Hospitais sustentáveis – A campanha do Oncológico Infantil é parte de um esforço maior do hospital para cumprir várias metas estabelecidas pela instituição na área de sustentabilidade. Ainda no ano passado, o hospital firmou compromissos com a rede Hospitais Verdes e Saudáveis, com o Desafio 2020 e com o Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU). Além de reduzir em 20% a emissão de gases ligados ao efeito estufa, o hospital também firmou metas de qualidade para diminuir o seu consumo operacional e a produção de resíduos.