Programação na praça orienta sobre alimentação saudável e consumo consciente


O Ministério Público do Pará vai as ruas nesta sexta-feira (17) fazer um alerta à crianças, jovens e adultos sobre consumo consciente e alimentação saudável. A programação será na Praça Batista Campos, em Belém, e marcará o encerramento das ações alusivas ao Dia Mundial da Alimentação Saudável.

Mais de 400 crianças da rede pública de ensino, de 4 escolas estaduais de Belém, irão participar de degustação de alimentos saudáveis como frutas e legumes aprendendo a importância deles para a nossa saúde. As crianças também irão aprender a cultivar uma horta em casa e receber orientações sobre os processos pelos quais esses produtos passam até chegarem ao supermercado que é onde, geralmente, o consumidor tem contato com eles.

Um total de 23 instituições vão levar informações para a praça. Os participantes também irão receber materiais com orientações para uma alimentação saudável além de assistir a uma apresentação de teatro de fantoches.

O evento é uma realização do Centro de Apoio Operacional Constitucional do MPPA em parceria com a Adepará, com o apoio da Procuradoria-Geral de Justiça, Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF) e Promotoria de Justiça de Educação.

A programação na praça acontece após uma semana inteira de palestras em escolas públicas estaduais e municipais para alunos do 4º ano do ensino fundamental dentro da Semana da Alimentação Saudável.

No evento na praça as crianças participarão de uma espécie de circuito da alimentação, onde receberão informações sobre o tema. Alguns órgãos irão disponibilizar sementes, terra, e explicar como se planta. “Eles vão aprender brincando”, explica o Promotor de Justiça e coordenador do Centro de Apoio Operacional Constitucional (CAO Constitucional), Marco Aurélio Lima do Nascimento.
A Semana da Alimentação Saudável teve como objetivo integrar instituições governamentais e representações da sociedade civil para a promoção de atividades que sensibilizem a comunidade sobre a importância da segurança alimentar e da adoção de hábitos alimentares saudáveis visando a preservação da saúde. O tema deste ano foi “Mude o futuro da migração. Investir em segurança alimentar e no desenvolvimento rural” proposto pela Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO).