Seminário debaterá Mídia, Sociedade e Políticas Públicas



Nesta sexta-feira (17) o curso de Educação Física da Universidade do Estado do Pará (Uepa) promoverá o Seminário Corpo, Mídia, Sociedade e Políticas Públicas. O encontro será realizado às 9h, no campus III, localizado na avenida João Paulo II, bairro do Marco. A entrada é gratuita, com direito a certificado aos participantes.

O evento tem como objetivo promover uma discussão no âmbito das políticas públicas, frente ao cenário político do Brasil. Na ocasião, os profissionais poderão repensar o modelo de sociedade atual dentro do contexto brasileiro de repressão aos sujeitos e o ataque aos direitos do trabalhador. Pesquisadores, docentes, estudantes da graduação e pós-graduação fazem parte do público-alvo.

A programação do Seminário iniciará às 8h, com o credenciamento dos participantes. Em seguida haverá um momento cultural, com uma apresentação de violino e uma performance artística. Às 10h, os convidados poderão acompanhar, na Sala de Recreação, a mesa redonda “Corpo, Mídia e Sociedade”, ministrada pelos professores Marcelo Valente (Uepa), Bel Lobato (Universidade Federal do Pará - UFPA) e pelo secretário Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel), Wilson Neto.

O segundo momento será às 14h, com a realização de 11 oficinas voltadas à temática corporal. A programação segue com a apresentação de banners e da mesa redonda “Corpo, Sociedade e Políticas de Lazer”, programada para ocorrer no auditório do Campus III, às 15h. O ativista cultural Leonel Ferreira e o professor Manoel Júnior (Uepa) estão entre os palestrantes.

Para a professora Vera Solange, uma das organizadoras do evento, a expectativa é que o espaço seja uma oportunidade para o debate das questões relacionadas ao corpo. “Queremos que os estudantes de Educação Física entendam que o nosso principal objeto de pesquisa, no caso o corpo, não está restrito apenas aos ambientes acadêmicos. Então, durante o Seminário vamos mostrar que esse objeto está presentes em vários campos do conhecimento”, explica a docente.