Para consolidar o regime de
colaboração com os municípios paraenses na área da educação infantil, a
Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por meio da Secretaria Adjunta de
Ensino (Saen) e da Diretoria de Educação Infantil e Ensino Fundamental, promove
nesta segunda-feira (20) e na terça (21) o seminário “Educação infantil: as
infâncias amazônicas em foco”, no auditório da Escola Técnica Anísio Teixeira,
em Belém. O evento reunirá gestores municipais e educadores da Seduc para
discutir políticas públicas, planos municipais
e os desafios da educação infantil no Estado.
A abordagem que o seminário fará
do tema é mais abrangente, tratando das diversas questões relacionadas à
educação e à assistência à criança - comuns nas diversas “infâncias” da
Amazônia, considerando-se a diversidade de cultura e origem social –, incluindo
indígenas, ribeirinhas, urbanas e quilombolas, informa Solange Barros,
coordenadora da Educação Infantil e Ensino Fundamental da Seduc.
“O seminário reflete a dinâmica
de trabalho da Seduc nessa área, mediante colaboração técnica e pedagógica,
independente da divisão de competências entre Estado e Municípios”, ressalta
Solange Barros.
A estratégia faz parte do esforço
da Secretaria de Educação para cumprir as metas estabelecidas pelo Programa de
Melhoria da Qualidade e Expansão da Cobertura da Educação Básica, que visa
alterar o cenário da educação paraense e consolidar o Pacto pela Educação. Os
indicadores até agora analisados apontam a consistência das mudanças
empreendidas a partir de um conjunto de projetos que formam eixos específicos
desse programa.
Ampliar a população de crianças e
jovens na escola é uma meta primordial dessa estratégia, e eventos, como o
seminário, respondem adequadamente aos pressupostos do programa, que a Seduc
executa com o apoio financeiro do Banco Interamericano de Desenvolvimento
(BID).
Concepção - Além de mobilizar
gestores municipais, o seminário tem o objetivo de “compreender a concepção e o
sentido das infâncias amazônicas, dialogando acerca dos desafios da educação
infantil de cada região e do cenário atual da educação brasileira”, acrescenta
Solange Barros.
Todos os gestores das secretarias
municipais de Educação foram convidados para o seminário, realizado em regime
de colaboração e partilha das informações que contribuirão para a criação de um
banco de dados referente à educação infantil no Pará.
A programação será composta de
mesas-redondas e conversas sobre diversos temas pertinentes à educação
infantil. A abertura ocorrerá às 09 h da segunda-feira, com a participação da
secretária de Estado de Educação, Ana Claudia Serruya Hage, e do secretário adjunto
de Ensino, José Roberto Silva.
Com inscrição gratuita, o
seminário é destinado exclusivamente às equipes das secretarias de Educação do
Estado e dos municípios. (Colaboração de Nélio Palheta).
Programação técnica:
Dia 20 – segunda-feira
• Mesa-redonda sobre o tema
“Territorialidade e construção de identidade da criança amazônica”.
Ministrantes: professora Ana D´Arc Azevedo (Universidade do Estado do Pará -
Uepa) e Rosilene Quaresma.
• À tarde, mesa-redonda sobre o
tema “Políticas para a Infância e Sociodiversidade na Amazônia”, debatido por
representantes das coordenadorias de Educação Indígena, Educação Especial e
Educação Quilombola, representadas, respectivamente, pelos professores Nonato
Câncio, Creusa Santos (Copir/Saen) e Liliane Fiúza de Melo (Coees/Seduc).
Mediação do professor Walter Gomes.
• Mesa-redonda sobre o tema “O
Direito à Educação Infantil: Legislação e o Currículo”. Palestrantes: professor
doutor Francisco Willians (Uepa); professora Fátima Cravo (Seduc/Saen) e
representantes do Conselho Estadual de Educação e do Conselho Municipal de
Educação de Belém. Mediação: professora Nazaré Vilhena.
Dia 21 – terça-feira
• Mesa-redonda sobre o tema
“Política de Atendimento à Infância – a criança amazônica em foco”.
Participação de Antônio Sena, da Secretaria de Estado de Assistência Social,
Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), e Rosemary Almeida Nogueira, da Caec/Sem,
além de representante da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).
Mediação: professora Rosilene Quaresma.
•Encerramento – ao meio-dia, com
uma roda de conversa sobre o tema “Alfabetizando entre Flores do Gão-Pará e o
Sertão das Águas – A Transição Educação Infantil e Ensino Fundamental”, com as
professoras Elizabeth Orofino, da UFPA, e Ivone Rosa, da Seduc. Mediação:
professora Sílvia Sabrina.