Empurrador é retirado do fundo do rio Amazonas





A Marinha do Brasil, por meio do Comando do 4º Distrito Naval, informa que o Empurrador CXX, da empresa Bertolini Transportes, que naufragou no dia 02 de agosto, no rio Amazonas, com nove pessoas a bordo, foi completamente içado ontem (05 de dezembro).

Após a retirada da água do Empurrador por meio de bombas, peritos do Centro de Perícias Científicas Renato Chaves entraram para fazer a busca dos desaparecidos e localizaram cinco corpos, que agora serão encaminhados para reconhecimento dos familiares.

Hoje (06 de dezembro), os demais compartimentos do Empurrador serão vistoriados e o trabalho do Centro de Perícias Científicas Renato Chaves será retomado. Em paralelo, uma equipe da Marinha está coletando informações e realizando a perícia na embarcação para a conclusão do Inquérito instaurado para apurar as causas, responsabilidades e circunstâncias do acidente.

A Capitania Fluvial de Santarém, da Marinha do Brasil, está acompanhando desde o dia 14 de novembro o trabalho de içamento do Empurrador. O navio e os equipamentos utilizados na operação são da empresa holandesa Smit, contratada para executar o plano de resgate pela Bertolini.

O empurrador encontrava-se a 60 metros de profundidade e, desde o início dos trabalhos, vinham sendo feitos esforços para trazê-lo mais à superfície, a fim de removê-lo para um local plano e, assim, colocá-lo novamente no fundo do rio. Só a partir deste ponto seria possível iniciar a reflutuação total do empurrador à superfície.

No dia 04 de dezembro, foi feito um trabalho de reposicionamento dos cabos de fixação do empurrador ao guindaste e instalação da rede em cima do empurrador. O trabalho reiniciou no dia 05 de dezembro e, na parte da tarde, foi feita a retirada completa do Empurrador da água, tendo sido foi colocado na balsa da empresa Bertolini.

A Marinha do Brasil se solidariza com os familiares das vítimas e está envidando esforços para a conclusão do trabalho o mais rápido possível.