Entrega de documentos para nova licitação de mototaxistas será nesta segunda



Nesta segunda-feira, 4, será realizada a entrega de envelopes com a documentação de habilitação e proposta técnica dos interessados em concorrer à nova licitação para o serviço de transporte individual de passageiros por meio de mototáxi. A entrega da documentação ocorrerá no Terminal de Integração do Mangueirão, situado na avenida Augusto Montenegro, de 8h às 18h.

Lançado pela Prefeitura de Belém no dia 19 de outubro, o edital de concorrência pública Nº 02/SeMOB2017 disponibiliza 2.800 vagas destinadas à exploração do serviço de mototáxi na capital, o equivalente a um mototaxista para cada 500 habitantes. Este número corresponde à totalidade de permissões que serão ofertadas pela prefeitura. Por isso, deverão participar do certame os profissionais que ainda estão fora da regulamentação e que têm interesse em operar de forma legalizada, como também todos os que já estão regulamentados, para continuarem atuando.

Entre o final de 2017 e início de 2018, os 2.123 mototaxistas que hoje atuam em Belém terão seus contratos vencidos e não poderão ser renovados. Pela lei com a qual eles foram legalizados, os contratos vigoravam durante dois anos, prorrogáveis por mais dois. Em abril deste ano, esta lei que regia o serviço de mototáxi no município foi revogada a pedido da própria categoria pela Câmara Municipal e substituída pela Lei Municipal Nº 9.271, que estabeleceu novas diretrizes para a prestação do serviço.

Os pontos que mais se destacam na nova legislação dos mototaxistas está a alteração no tempo mínimo de contrato, que dessa vez será de seis anos, podendo ser prorrogável por igual período, a extensão na potência máxima permitida das motocicletas para até 190 cilindradas. Também foi ampliado de cinco para sete anos o tempo de vida útil permitido para o veículo e facultada ao mototaxista a inclusão de um condutor auxiliar. Estas foram algumas das principais demandas levantadas pela categoria e que não constavam na lei anterior.


Caso a demanda de interessados em se regulamentar ou de se manter no serviço seja superior ao número de vagas ofertadas, haverá uma concorrência pública com critérios de desempate; caso o número de inscritos seja inferior ao número de vagas, bastará que os interessados atendam aos requisitos exigidos no edital para que suas permissões estejam asseguradas. O edital completo da concorrência pública está disponível para consulta no Diário Oficial do Município, edição do dia 20 de novembro, e no site www.belem.pa.gov.br/semob.