Após a realização do Workshop de
Geração de Produtos – Vestuário, entre junho e novembro de 2017, para
empresários e designers que integram o Arranjo Produtivo Local de Moda e
Design, o Coletivo de Empresários e Designers do setor de vestuário autoral
lançará cinco coleções com grade completa no Espaço Moda, loja coletiva de
marcas paraenses autorais no Espaço São José Liberto, nesta sexta-feira, 15, às
17h.
A iniciativa é resultado da
parceria entre empreendedores e as instituições promotoras, a Secretaria de
Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), o Núcleo
Estadual de Arranjo Produtivo Local e o Instituto de Gemas e Joias da Amazônia
(Igama) e as marcas: Fábio Purificação, Madame Floresta, Prado, Stélvia de
Carvalho, TuCrias e direção criativa, do designer Fernando Hage (PA).
O processo técnico de geração das
coleções iniciou com o workshop, que possibilitou as etapas de pesquisa,
planejamento, desenvolvimento, produção e lançamento de coleções exclusivas
atentas ao consumidor contemporâneo, portadores de design conceitual, o que
possibilita um diálogo com o conteúdo que se encontra por trás do produto.
A partir dessa referência, cada
autor criou “uma imagem de valor forte produzida em coleções de produtos”. Com
caminhos criativos singulares, cada marca deu identidade cultural, social, criativa
e apelo comercial visando à diversidade que movimenta o mercado, a sociedade
contemporânea e seus consumidores.
Outra proposta do movimento
criativo na geração das coleções foi realizar uma ação que contribua para o
fortalecimento da imagem do Espaço Moda e crescimento da oferta de produtos
disponibilizados pela loja no segmento do vestuário, o que já acontece no
segmento de acessórios.
Para os promotores desta
iniciativa, a cadeia produtiva do setor de moda do segmento do vestuário ainda
apresenta muitos desafios para todos os agentes que compõem esta cadeia no
território paraense, por isso consideram que o evento é relevante para o
processo de novas conquistas. Esta experiência alinhou capacitação
profissional, pesquisa, desenvolvimento, produção e mercado por meio da
consultoria criativa e um intenso comprometimento dos empreendedores.
Marcas paraenses e a poética da
criação
Ao todo, cinco marcas paraenses
lançam as suas coleções: TuCrias, Madame Floresta, Prado, Fábio Purificação e
Stélvia de Carvalho. As inspirações são diversas: Renata Gonçalves, da TuCrias,
produziu estampas a partir das fotografias das escamas dos peixes tamuatá,
xaréu e pirarucu, que irão gerar novos produtos ao longo dos próximos meses.
“Eu pensei a coleção para ficar lançando peças ao longo do semestre, sempre com
esses três peixes, brincando com cor, mudando a maneira como faz a estampa, mas
sempre com esses três peixes e mudando os modelos”.
Graça Arruda, proprietária da
marca Madame Floresta, se inspirou no cotidiano do mercado do Ver-o-Peso e
vivenciou um dia na feira para transformar os elementos, como os peixes, as
ervas, as frutas, as plantas, a arquitetura em bordados tradicionais da sua
marca que enfeitam vestidos, saias, camisas, bolsas e sapatos, formando um mix
casual de produtos para o seu público.
A marca Prado, de Tiago Prado,
encontrou na literatura de Dalcídio Jurandir a fonte de inspiração para os
desenhos que estampam vestidos e blusas e que retratam momentos do cotidiano da
cidade de Belém. As cores representam a manhã, a tarde e a noite em Belém,
assim como o Mangal das Garças, a Praça do Relógio, a Igreja da Sé e outros
pontos também fazem parte da coleção exclusiva para o Espaço Moda do São José
Liberto.
Núria Juelma, criadora da Stélvia
de Carvalho, foi buscar na Angola conexões com o Brasil por meio de peças que
mostram as cores e estampas, recortes leves e a essência dos países e cultura
africana, em busca de proporcionar qualidade e elegância para o seu público.
Fábio Purificação, autor de sua marca
homônima, apresenta principal inspiração na tendência da estampa camouflage e
pretende revelar a realidade selvagem da cidade, recorrendo à estampa
camuflada, que tem sua origem nas camadas de folhagens sobrepostas. A marca
traz em suas peças os códigos da alfaiataria, mesclando o masculino e o
feminino, que revela esse camuflado ora em peças inteiras, ora em detalhes
sutis, como uma selva a surgir em meio ao caos urbano.
Ao longo dos próximos meses,
peças novas, com as mesmas temáticas, também poderão ser encontradas para
comercialização no Espaço Moda do Espaço São José Liberto.
Serviço:
Lançamento da coleção “Território
da Moda” com marcas paraenses
Data: 15/12, a partir das 17h |
Espaço Moda | Espaço São José Liberto
Entrada franca