UNAMA REALIZA PROGRAMAÇÃO EM COMBATE À AIDS


No último 1º de dezembro, Dia Mundial de Luta contra a Aids, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) divulgou relatório alertando sobre o número de crianças e adolescentes infectados com HIV no mundo. A cada hora, 18 crianças contraem o vírus, a previsão é que até 2030 sejam registrados 3,5 milhões de casos novos. Preocupada com esta realidade, a Universidade da Amazônia (UNAMA), vai realizar programação no dia 7, das 17h às 22h, na Praça da Bíblia, em Ananindeua.

É o segundo ano que a UNAMA, em parceria com a Prefeitura de Ananindeua, realiza este evento aberto ao público. Serão disponibilizados aos participantes a testagem e o aconselhamento para HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis, imunização contra HPV e Hepatite B, além da emissão de cartão SUS. A coordenadora do curso de Enfermagem da UNAMA|Ananindeua, Adriana de Sá Pinheiro, explica a finalidade desta atividade, “o Pará é o 2º estado brasileiro com maior número de mortalidade por causa da Aids. Este alto índice é derivado de um diagnóstico tardio. Então, a nossa proposta é oferecer tanto a testagem, como também trabalhar na prevenção”, explica a professora.

Segundo a coordenadora, cerca de 50 acadêmicos dos cursos de Enfermagem e Biomedicina vão participar da testagem e aconselhamento, além dos estudantes de Rede de Computadores que ajudarão na emissão do cartão SUS, “esperamos um público numeroso, temos esta urgência em conscientizar o máximo de pessoas”, reforça Adriana Pinheiro.