Agricultores de Maracanã vão fornecer produtos para a merenda escolar no município




Um total de 44 famílias do município de Maracanã, na região do Salgado, assinou, este mês, contrato com a Prefeitura da cidade para fornecer insumos para a merenda escolar ao longo de 2018. A ação conta com o apoio do escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) e vai fornecer cerca de 23 variedades de produtos no valor total de R$ 503 mil.

As famílias integram a Associação dos Pequenos Agricultores do Km 32, que passará a abastecer imediatamente as escolas do município com polpa de fruta, farinha de mandioca, hortaliças, banana, mamão, melancia, macaxeira, feijão caupi e frango caipira, entre outros. A iniciativa valoriza a cultura regional e melhora a alimentação das crianças, que têm garantidos preparos frescos e naturais, sem industrializados ou conservantes.

“A Emater não só presta assistência técnica regular, como também apoia a própria constituição da organização social e participou da confecção da proposta que venceu a licitação, por exemplo. O próximo passo agora é fortalecer a transição agroecológica, para contratos futuros, que podem aumentar em até 30% o valor dos produtos”, explica o chefe interino do escritório local da Emater em Maracanã, o engenheiro de pesca Victor Tiago Catuxo.