Comissão parlamentar reúne especialistas em Brasília para falar sobre Barcarena



Nesta terça-feira (13), às 14h30, a Comissão Externa da Câmara dos Deputados responsável por investigar os vazamentos de rejeitos químicos na cidade paraense de Barcarena, promove uma audiência pública na Câmara, em Brasília, que terá a participação de representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/PA) e do Instituto Evandro Chagas (IEC). Toda a bancada do Pará também foi convocada a participar, assim como entidades como o Ministério do Meio Ambiente, Ibama, Defensoria Pública, Ministério Público e o governo estadual.

A audiência tem por objetivo discutir novas ações e medidas legais para investigar a origem da contaminação da água e do solo na cidade, a severa ocorrência massiva de câncer e outras doenças na população local, o funcionamento das empresas mineradoras e a geração e manutenção de milhares de postos de trabalho nessas atividades.

A comissão visitou as instalações da Hydro Alunorte em Barcarena ainda em fevereiro, poucos dias após as denúncias feitas por moradoras e moradores da região. A empresa, com sede na Noruega, é acusada de ser a responsável pelo desastre. Edmilson coordenou o grupo parlamentar na visita e depois se reuniu com a comunidade para verificar in loco as denúncias.

O parlamentar lidera também uma mobilização na Câmara para a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que tem como objetivo a investigação dos vazamentos de produtos químicos provenientes das atividades de mineração na região de Barcarena. Segundo a Defensoria Pública do Pará, de 2000 até fevereiro de 2018, 26 ocorrências com forte impacto socioambiental foram registradas no local.

SERVIÇO:
Audiência pública sobre o desastre ambiental em Barcarena, no Pará
Data: Terça-feira (13), às 14h30
Local: Câmara dos Deputados, Anexo II, Plenário 3. Brasília-DF