Congresso internacional divulga novas tecnologias para o cultivo da mandioca




Os produtores de mandioca de 18 países vão se reunir em Belém, de 12 a 16 de março, no XVII Congresso Brasileiro de Mandioca e II Congresso Latino Americano e Caribenho de Mandioca. Os eventos vão divulgar as mais modernas técnicas de cultivo da raiz considerada pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), uma cultura de grande potencial agrícola para o século XXI.

O foco das discussões no congresso será a sustentabilidade gerada pelas mais recentes tecnologias voltadas ao desenvolvimento da cadeia produtiva da mandioca, não só de mesa (alimentação humana e animal), como da indústria (farinha e fécula), integrando segurança alimentar e geração de renda. Minicursos vão capacitar agricultores familiares e agentes de assistência técnica na utilização de tecnologias alternativas inovadoras e sustentáveis, para aumentar a eficiência dos sistemas de produção. Os grupos de trabalho apresentarão estudos técnico-científicos, por meio de pôsteres.

O congresso internacional será realizado no Hangar Centro de Convenções da Amazônia com a conferência de abertura, às 20 horas do dia 12. O programa de palestras setoriais, cursos e mesas redondas sobre a cadeia produtiva da mandioca vai abordar temas como o aproveitamento da raiz para alimentos funcionais, práticas culturais, alta gastronomia, importância para a segurança alimentar, políticas públicas, mercados alternativos, até a contribuição para reduzir impactos ambientais.

Máquinas, equipamentos e produtos derivados da mandioca serão mostrados em 26 estandes institucionais e empresariais numa exposição técnica direcionada somente aos participantes do congresso. O encerramento, no dia 16, será em comunidades produtoras de Santa Maria, Castanhal e Santa Izabel com demonstração prática de tecnologias de produção e uso dos subprodutos na alimentação animal.