Alunos da Escola Tiradentes I transformam resíduos em robôs




O Projeto Reusetech (Reutilizando Resíduos Sólidos para a Educação Tecnológica), desenvolvido por alunos da Escola Estadual Tiradentes I, vinculada à Secretaria de Estado de Educação (Seduc), estimula o reaproveitamento de resíduos que seriam descartados, como tampas e garrafas plásticas, na confecção de robôs.

Esta iniciativa faz parte de um processo de ações educativas articuladas pelo NTE (Núcleo de Tecnologia Educacional de Belém), órgão da Seduc, e é coordenado pelos professores Rafael Herdy, Rosemary Nunes, Mariana Menezes, Anselmo Fernandes, Dorcas Brelaz e Fábio Castro, com a participação do estagiário em Matemática Brendo Costa.

O objetivo do projeto é desenvolver o pensamento crítico, analítico, psicomotor e cognitivo dos estudantes, por meio de uma aprendizagem atrativa, linguística, neuróbica, lúdica e envolvente, sensibilizando para a importância da reutilização de materiais plásticos e lixo eletrônico, e assim contribuindo para a preservação ambiental por meio da robótica educativa.

Etapas - O projeto Reusetech é composto de várias etapas metodológicas. A 1ª etapa corresponde ao reconhecimento do projeto pioneiro Recicla Tiradentes I, planejamento das ações, cronograma e estudo sobre a temática. Na 2ª etapa, iniciada no último dia 28, é realizada a aplicação das aulas, com enfoque na investigação científica, estimulando a criatividade e resolução de problemas, além da assimilação de conceitos da robótica educacional.

 Na 3ª etapa e última etapa estão os desdobramentos/encaminhamentos do projeto, com os dados que serão analisados e discutidos, e responderão ou não à problemática. Resultados serão apresentados em artigos científicos, palestras, oficinas e outros formatos.

A culminância do projeto Reusetech será realizada na Feira Pan-Amazônica do Livro de 2018, para que os alunos possam apresentar ao público os resultados.