Oncológico Infantil investe em novo medicamento para tratamento de linfomas e leucemias


Um novo medicamento para tratar pacientes com leucemia e alguns linfomas passará a ser utilizado no Hospital Oncológico Infantil Otávio Lobo, em Belém (PA). A novidade tem um nome complicado PEG-Asparaginase, mas promete atuar por mais tempo no organismo do paciente, reduzindo a quantidade de doses aplicadas, diminuindo também as dores e os possíveis efeitos colaterais. 

A nova medicação já está sendo comemorada, especialmente, porque quem espera por algum tempo pela cura da doença. Esse é o caso da filha de Francinete Macedo, que desde 2015 luta contra um câncer. Atualmente com 14 anos, a menina passa a maior parte do tempo em repouso. 

“Quando a médica entrou no quarto para falar sobre esse remédio e os benefícios da mudança na medicação, entendi que era o momento de pensar positivo. Entendi que vamos receber o que tem de melhor”, comentou Francinete, já ansiosa pelo momento da mudança no tratamento da filha.

Protegida quimicamente para que o organismo não a reconheça como um corpo estranho, o que provocaria uma eliminação mais rápida, a PEG-Asparaginase atualmente faz parte da lista de medicamentos mais importantes para o tratamento oncopediátrico de crianças e adolescentes com leucemia e certos tipos de linfomas. “Comparando com o outro medicamento que usávamos, esse novo atua por mais tempo no organismo do paciente, permitindo reduzir a quantidade de doses aplicadas, diminuindo também as dores e os possíveis efeitos adversos”, explicou a médica Alayde Vieira, coordenadora de Oncopediatria do Oncológico Infantil.