Infraero recicla mais de 40 mil m³ de água por ano



A Infraero economiza mais de 40 mil metros cúbicos de água em seus aeroportos no ano passado. Esse volume, é o suficiente para abastecer uma cidade com 4 mil casas, por um mês inteiro. Entre as medidas de gestão hídrica adotadas pela empresa, e que fazem a diferença na busca do uso sustentável deste recurso, estão o reuso da água e a utilização de sistemas que contribuem para a redução de consumo. De acordo com o Superintendente de Meio Ambiente da Infraero, Fued Abrão, iniciativas de reuso e utilização consciente da água são necessárias, tendo em vista a sua escassez em diversos lugares do mundo.

“Os aeroportos no geral são grandes consumidores de água. E a Infraero com a sua responsabilidade socioambiental vem ao longo de anos, implementando ações para que se tenha de fato um uso mais eficiente deste recurso, como por exemplo o reaproveitamento de água de chuva; adoção de equipamentos e tecnologias mais modernas e mais eficientes com relação a consumo; medidas de controle e também monitoramento de perdas; utilização até mesmo de águas que são utilizadas para testes de combate a incêndio. E essas ações demonstram a responsabilidade da empresa com relação ao tema ambiental e especificamente a temática água”.

O superintendente de Meio Ambiente da Infraero acrescenta ainda, que além da redução de custos, iniciativas sustentáveis como esta trazem outros benefícios no combate a crise hídrica do país.

“Os ganhos que se obtém com essas ações, eles são amplos. Desde ganhos ambientais, uma vez que nós estamos reduzindo o consumo e preservando a utilização de água; também temos os ganhos sociais, porque aquela água que seria consumida pelo aeroporto, passa a ser disponibilizada para outras atividades econômicas, sociais; e temos os ganhos econômicos, uma vez que eu reduzo e estou pagando menos com relação a tarifa”.

Ao todo, dezoito aeroportos da Infraero já utilizam técnicas de reuso da água com o propósito de preservar os recursos hídricos e reduzir os gastos.